quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Caminhada de autor (Rocalva) com o Parque de Campismo de Cerdeira


A quarta e última das "Caminhadas de Autor" que o levam a descobrir a Serra do Gerês terá lugar a 4 de Janeiro, organizada pelo Parque de Campismo de Cerdeira e guiada por Rui Barbosa.

Nestas caminhadas o principal objectivo é mostrar o património de montanha existente na Serra do Gerês e compreender-se-à melhor porque descrevia Tude Sousa o forno, ou cabana, que os pastores ainda hoje usam para se recolher e abrigar.

Mais informações e reservas aqui.

São construções toscas, ligeiras, de pedras secas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas. As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão.

Em 4 caminhadas distintas, o Parque Cerdeira leva-o pela Serra do Gerês, dentro do Parque Nacional, em busca do património construído na montanha e que serve ancestralmente as comunidades locais. 

Esta última caminhada leva-nos da Cascata do Arado à Rocalva.

A caminhada será iniciada junto da Ponte do Arado subindo para o miradouro do Arado e continuando em direcção ao Curral de Giesteira. Daqui tomamos um carreiro de pé-posto que nos leva ao final de um estradão florestal e de novo um carreiro de pé-posto até ao Curral de Coriscada. Deixando Coriscada para trás seguimos em direcção a Arrocela e depois para o Curral do Cando através de um carreiro de pé-posto na vertente da montanha e ao longo de um vale que se vai estreitando mas com vista inicial para a Roca Negra e Roca de Pias. Seguindo em carreiro de pé-posto, vamos chegar ao Curral de Rocalva, seguindo-se o Curral de Vidoirinho, Pradolã e Pousada. Passagem pelo extremo do Curral de Pousada e descida para o Curral de Pinhô já a caminhar em estradão florestal. Deixando o estradão, descemos para a Ponte de Cervas no Vale do Rio Conho. De novo em estradão florestal passamos pela Tribela, Curral dos Portos e Curral de Malhadoura antes de finalizar na Ponte do Arado.

Mais informações e reservas aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: