O projeto LIFE WILD WOLF realiza, em estreita parceria com o ICNF, uma intervenção inédita de restauro de habitat na Mata Nacional de Albergaria, no coração da Serra do Gerês.
Numa área piloto de dois hectares, a ação centra-se na remoção de árvores exóticas da espécie Chamaecyparis, cujo porte e ensombramento ameaça a sobrevivência das espécies de plantas autóctones, incluindo majestosos carvalhos centenários e bosques ribeirinhos ao longo das linhas de água.
O elevado potencial da tração animal no transporte de material e ferramentas de trabalho a dorso, sobretudo em zonas de difícil acesso, em colaboração direta com os operadores, são fundamentais nas intervenções cirúrgicas que exigem muito baixo impacto sobre o meio, como é o caso das galerias ripícolas.
Nestes trabalhos participam dois cavalos ardenais, Lola e Sabor, e uma mula, Trigueña (cruzamento de uma égua bretã e um burro catalão).
A tração animal moderna tem como prioridade o bem-estar dos animais e por isso o uso de arreios e ferramentas modernas que facilitem os trabalhos a realizar é fundamental.
Texto e imagens: ICNF
Sem comentários:
Enviar um comentário