quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Cabeçalho 2026

 


E no último dia de 2025 apresento o novo cabeçalho que irá acompanhar o blogue em 2026.

A imagem do novo cabeçalho é, mais uma vez, um trabalho gráfico de Alexandre Matos. O novo cabeçalho do blogue Carris, representa a evolução deste espaço virtual que, não deixando de ser um arquivo da memória das Minas dos Carris, é também um espaço de ambiente de montanha e de preocupação sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês que irá enfrentar importantes desafios que o novo ano trará.

Um profundo agradecimento por mais um trabalho do Alexandre Matos que nos acompanhará este ano.

Fotografia © Alexandre Matos / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Paisagens da Peneda-Gerês (MDCI) - Minas dos Carris

 


A paisagem invernal das ruínas das Minas dos Carris, Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Previsão meteorológica para Nevosa/Carris (31 de Dezembro de 2025 a 7 de Janeiro de 2026)

 


Tal como a primeira semana de 2026, o último dia de 2025 trará temperaturas baixas às Minas dos Carris. Os primeiros dias de 2026 podem ver alguma queda de neve, mas nada de extraordinário, mantendo a paisagem branca dos últimos dias do ano.

Podem seguir as condições meteorológicas nas Minas dos Carris acompanhando a Estação Meteorológica Experimental dos Carris disponível aqui

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Paisagens da Peneda-Gerês (MDC) - Nevosa e Garganta das Negras

 


Nesta fotografia feita a 30 de Dezembro de 2025, a Nevosa e a Garganta das Negras surjem ainda com uma paisagem invernal uma semana após o grande nevão que cobriu de branco a Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

394... Minas dos Carris pelo Vale do Alto Homem

 


Última visita às Minas dos Carris em 2025 com uma caminhada pelo Vale do Alto Homem, a clássica subida que nos leva ao velho complexo mineiro.

Em partes do percurso, e em espacial após a passagem do Modorno, a progressão foi mais cuidada devido às condições gelo nas zonas mais sombreadas.

Caminhando por uma paisagem ainda fortemente marcada pelo grande nevão que atingiu o Parque Nacional da Peneda-Gerês, não pude de - mais uma vez - deixar de reflectir sobre a dureza do trabalho mineiro em espacial nos anos 40 e 50 do século XX.





Apesar do gelo, que implicada uma progressão muito cuidada, esta acabaria por ser facilitada com os sulcos de passagens anteriores que criaram uma verdadeiro «tapete» que cobria as usuais pedras soltas do caminho.

No regresso cruzei-me com muita gente que procurava as paisagens de neve, mas que haviam começado a jornada tarde, chegando ao complexo mineiro pelas 13h00. Via-se gente de roupa normal, sem qualquer precaução para o frio, com calçado desportivo (sapatilhas) que na descida certamente terá dificultado a progressão com as temperaturas a baixar. Cruzei-me com gente de cações e 't-shirt' como se se tratasse de um dia de Verão...

Ficam as fotografias deste dia...














































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)