sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Trilhos PNPG - Trilho do Fojo da Cabrita

 


O Trilho do Fojo da Cabrita é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR), cuja marcação e sinalização cumprem as diretrizes internacionais. Este percurso localiza-se na encosta poente da Serra da Soajo.

O local de início deste percurso é junto ao parque de campismo da Travanca, situado próximo da Porta do Mezio, uma das entradas principais no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com valores ímpares da fauna, flora e uma secular presença humana comprovada através do núcleo megalítico do Mezio e das gravuras rupestres do Gião.

Tracks do percurso: gpx, kml.


Iniciei o percurso do PR22 AVV junto do Parque de Campismo de Travanca e seguindo na direcção da Ponte da Travanca passando o Porto da Laje. O percurso segue pelo velho caminho dos Serviços Florestais, seguindo pela encosta do Penedo dos Cortiços e passando acima de Traz da Lapa. Proporcionando sempre uma bela paisagem sobre as suaves curvaturas das faldas da Serra de Soajo, o caminho leva-nos a passar pelas Fechas antes de entrarmos no Pereiro Fecho já à vista da Branda de Berzavó.

Somos então chegados a um entroncamento no qual podemos escolher a direcção a seguir. Neste ponto, decidi seguir em direcção da Casa Florestal da Junqueira, percorrendo a Costa das Monções. A Casa Florestal da Junqueira, já fora dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), tem sido aproveitada como ponte de refúgio de caçadores naquela zona.


Ladeando a casa florestal e passando pelo Cordifeito, podemos nesta altura ficar um pouco confusos com as marcações do percurso que nos levam a passar perto de um cortelho antes de seguir na direcção da Branda de Bostochão e, entrando de novo no caminho florestal, antes de subir em carreiro de pé posto para a Chã da Cabrita onde vamos encontrar o Fojo da Cabrita. "O fojo é uma armadilha construída em pedra, de forma circular e com muros com cerca de 2 metros de altura, ligeiramente inclinados para dentro, de forma a facilitar a entrada do lobo e de maneira que não saísse. Para tal colocavam dentro uma cabra adoentada ou velha que atraía o lobo, o qual era capturado pela população."

A paisagem que observamos a partir deste ponto é soberba, alargando-se para as vertentes do Vale do Rio Ramiscal, importante área de protecção total do PNPG. Da Chã da Cabrita vamos continuar a subir pata chegarmos à Chã de Brialho onde vamos "...encontrar o cortelho do Brialho, construído pelas gentes da Lombadinha e Carralcova, para vigiar e impedir que o gado invadisse os terrenos florestais, sujeitando-se a uma multa, elevada para as suas parcas economias."


Entramos então na vertente superior da Corga de Baraçal e seguimos "...pela Calçada dos Bicos, erigida há séculos, que vai serpenteando geometricamente toda a encosta, com os seus sete lanços, construída com o principal objetivo dos romeiros chegarem à Senhora da Peneda." A calçada levar-nos-á até perto do Outeiro dos Bicos, podendo daqui observar "...o Vale do Ramiscal e (...) ver o “Fojo da Cabrita” e as Brandas da Lombadinha (Albar, Soengas e Montelos)".

Iniciamos então a descida pela encosta da Vidoeira passando na Laje Negra vendo ao fundo a Branda da Piorneda. O estradão vai-nos levar a passar a Coutada da Cova, seguindo depois para a Coutaga Grande, descendo junto da Branda de Berzavó até intersectar no caminho florestal que havíamos percorrido no início do PR e seguindo no sentido contrário até ao ponto de partida.

Ficam algumas fotografias do dia...





























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: