sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Outros trilhos - Trilho Mezio / Ribeira de Vilela

 


O Trilho do Mezio – Ribeira da Vilela é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR) as respetivas marcação e sinalização obedecem às normas internacionais. Este percurso localiza-se nas faldas da Serra de Soajo para levar-nos a visitar duas típicas aldeias de montanha do Vale do Lima – Vilela de Lajes e Boimo - ambas pertencentes à freguesia de Cabana Maior, do concelho de Arcos de Valdevez.

O traçado do percurso em gpx e em kml, bem como a brochura informativa.

O ponto de partida deste percurso é o lugar de Portela do Mezio, a cerca de 13 km da sede do concelho. Para além de ser uma das portas de entrada do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), este lugar é digno de visitar devido ao Núcleo Megalítico aí existente. Esta área arqueológica, para além de englobar cerca de uma dezena de monumentos funerários pré-históricos – as “Antas do Soajo”- construídos há cerca de 5000 anos, detém um conjunto significativo de gravuras rupestres, composto por cerca de 100 rochas gravadas.

O percurso PR13 AVV encontra-se foram dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês e tem como principal atractivo as margens do Ribeiro de Vilela. Infelizmente, é muito deficiente no que diz respeito à sua marcação.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: