quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Paisagens da Peneda-Gerês (MCCCLXXIII) - Vilarinho da Furna

 


As ruínas de Vilarinho da Furna, Serra Amarela. Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de São João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, na Peneda-Gerês, vizinha de Espanha.

A sua origem perde-se na bruma dos tempos. Segundo uma tradição oral, contada pelos mais antigos, teria começado a sua existência por ocasião da abertura da célebre estrada da Geira, que de Braga se dirigia a Astorga, num percurso de 240 km, e dali a Roma. Estaríamos, segundo a opinião mais provável, pelos anos de 70 da nossa era.

É possível que alguns dos traços da maneira de viver do povo de Vilarinho se filiassem na cultura dos povos pastores e ganadeiros indo-europeus, provavelmente lá introduzidos por migrações pré-romanas e reforçados pelas invasões suevas.

Obscuro, e quase sem história, é o passado de Vilarinho da Furna. Não fosse a sua riqueza etnográfica e a construção da barragem que pôs termo à sua existência e Vilarinho da Furna seria hoje uma aldeia esquecida, anónima como o seu passado, qual pérola perdida na vastidão das serras do Minho.

Engastada entre montanhas, sem outros horizontes que não fossem os píncaros da serra erguidos para o céu azul, Vilarinho era, no dizer de Orlando Ribeiro, “uma «espécie» de ilha da Ribeira no oceano revolto das agrestes montanhas graníticas”.

Adaptado de um texto de Manuel Antunes in História de Vilarinho da Furna

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: