segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O Gerês é para todos... "Vergonha"


Chegamos a um ponto onde de facto a única conclusão à qual se pode chegar, é que quem faz isto num ambiente natural, esconde atrás de portas problemas comportamentais e cívicos muito grandes.

Todas estas publicações servem, de certa forma e não que me ache na obrigação disso, de «educar» e consciencializar para a necessidade da preservação dos nossos espaços naturais correndo o risco de, num futuro não muito longínquo, os perdermos para sempre e depois ficarem como fúteis recordações de fotografias no Facebook ou Instagram.

O texto a seguir não é meu, mas é publicado com a devida autorização do autor que num desabafo exprime a sua frustração por ver local tão belo conspurcado pela mão de quem se estará a «borrifar» para o próximo!

É este o texto de Aurélio Costa...

"Vergonha"

Parem de sujar a “minha” Fecha de Barjas. Tahiti… do povo.

Nove da manhã e já descia para visitar um trecho do rio Fafião. Incrédulo dos meus olhos observava garrafas de cerveja, embalagens de iogurtes, beatas de cigarro… 

… E pensava!

- Logo hoje que não trouxe saco para o lixo. 

Mais meia dúzia de passos e entre a vegetação surge o saco que pensara. 

- Está visto… hoje a serra fala comigo.

Comecei logo ali a recolher tudo que encontrava até chegar às famosas cascatas.

Meia dúzia de pessoas já reservavam os seus lugares, não lhes os olhei o rosto senti vergonha de ser humano. Estava focado na vegetação rasteira. Centenas de pontas de cigarro surgiam por todo lado, plásticos minúsculos, meias, latas de refrigerantes, etc. etc. 

Saco cheio… 'bora para onde ninguém vai, “minhas lagoas” escondi o saco para no regresso o transportar para o contentor visível perto da ponte.  

Estava limpa a minha consciência, não iria ficar bem percorrer entre as pedras moldadas das águas e saber que a jusante estava repleto de vestígios dos humanos.  

Foi um dia bom, mas por favor. 

Não conhecem o slogan dos últimos tempos.

FIQUEM EM CASA

Gerês, 1 de Agosto 2020

Fotografia © Aurélio Costa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Ricardo Russo Leiria disse...

Estive no Geres na penúltima semana de Julho e fiquei muito triste com o que se passa por la. Tentei "fugir" dos pontos mais turísticos e fui onde era possível ir com um menino de 5 anos,e ate nos lugares mais inesperados havia lixo...e ate vestígios de fogueiras e grafites nas rochas... as pontas de cigarros é uma nova praga.... fiquei triste e com vergonha dos "humanos" que por la andam... no fim de semana do 4 setembro vou fazer a caminhada dos Carris e espero nao ficar desiludido... O Geres nao é para todos...

Unknown disse...

Tristeza profunda...
Lugares sagrados que a Mãe Natureza nos concede, estão a ser profanados por gente anormal, gente burra, estúpida, Broncos da pior espécie.
Tenho mais de 50 anos e tive a felicidade de ver o Gerês ainda virgem. Agora só lá vou no inverno comer as melhores papas do País... Mas não digo onde é, senão não tenho lugar!
Pobre País que alberga este tipo de aliens foleiros.
Choro por ti, Gerês 😓😓