sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Trilhos seculares - Subindo a Sabrosa para os Prados da Messe


No dia que anunciou a chegada da chuva, visitei os Prados da Messe numa jornada que se iniciou na Portela de Leonte.

Os quilómetros iniciais foram percorridos na estrada N308-1 até à Mata de Albergaria, seguindo depois pela Costa de Sabrosa. Por entre farrapos de nevoeiro e uma chuva miudinha que ia acalmando os suores da subida, a paisagem ia-se transmutando à medida que ganhava altitude e os vales se afundavam atrás de mim. O carreiro pela Sabrosa leva-nos através de um bosque que em tempos foi varrido pelo fogo, mas do qual já restam poucas marcas. A Natureza foi recuperando e a paisagem ganhou novas vidas que vão marcando o percurso que avança ora pela encosta, ora por uma crista entre o Ribeiro do Forno e o Ribeiro de Monção, levando-nos à Lameira das Ruivas já com as vistas dos Prados Caveiros a quererem espreitar no horizonte limitado pelas paredes do Cantarelo.

Já com as peculiares formas graníticas nas imediações das Albas a marcar o cenário que se nos depara, passamos a Lomba de Burro e inicia-se a curta descida para os Prados da Messe, num cenário de Verão com as pastagens amarelecidas pelos dias quentes do mês de Agosto. Tirando a brisa do vento e o relinchar dos cavalos que calmamente pastam, a Messe é uma catedral silenciosa!


Abrigado já na cabana pastoril, descanso e de olhos fechados contemplo o silêncio com que a Natureza brindou a minha chegada. Pouco depois, e como a coroar sagrado momento, a chuva em forma de grossas pingas que caem do céu, humedece e refresca a paisagem que daquele lugar se contempla.

O regresso inicio percorrendo a longa planície em direcção ao Curral da Pedra, seguindo depois para o Porto das Vacas. Aqui, a passagem pelo triste e seco ribeiro faz-nos lembrar as agruras de um estio demasiado quente. Subo então para o Curral do Conho onde troco uma breve conversa com um grupo de pastores que lá se encontrava, guardiões dos animais que em breve regressarão às cortes nos vales mais «quentes» para o Inverno que inevitavelmente chegará.

O resto do caminho leva-me pela Lomba de Pau e Gralheira, passando depois na Fonte da Borrageirinha e Chã da Fonte, descendo para a Preza e, ladeando o Outeiro Moço, Prado do Vidoal, Chã do Carvalho e finalmente de regresso à Portela de Leonte.

Ficam algumas fotografias do dia... 
































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: