sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Água nas Minas dos Carris (a Fonte do David)

Esta é uma informação que pode ser útil a quem se atreve a percorrer a Serra do Gerês passando pelas Minas dos Carris nestes dias tórridos onde o granito ferve com o calor, os ramos secos no chão parecem finos ossos a quebrar e a água escasseia nos ribeiros e fontes que agoniam no Estio.

Nas Minas dos Carris muitos optam por beber a água que está armazenada na represa depois de a ferver, não sabendo que relativamente perto existe uma fonte da qual brota uma água fresca quase todo o Verão.

As imagens nesta publicação irão certamente ajudar a encontrar a localização da Fonte do David (assim por mim baptizada devido aos baixos relevos ali existentes). Se tiverem alguma dúvida na localização não hesitem em me contactar!

A sua localização é N41º 48' 35,7'' O8º 2' 35,2''... 

Por favor, não a sujem com restos de comida nem com restos da vossa pasta de dentes, muito menos com detergentes. Por favor, mantenham o local limpo!

Neste dias de canícula não se esqueçam da hidratação! As serras têm pouca água e a que encontram pode não ser de boa qualidade. Previnam-se e levem água!

1 comentário:

joaquimtextex disse...

No dia de hoje, com um calor infernal e prestes a esgotar as minhas reservas de água, encontrei a felicidade na fonte de David. Ainda fico boquiaberto e grato pela gélida frescura da água que brota da terra. Por isso, agradeço a partilha, que contribuiu para o melhor momento do meu mês. Obrigado e Bem-Haja.