sábado, 6 de junho de 2020

Paisagens da Peneda-Gerês (DCXV) - Cancela e Água da Laje do Sino


A riqueza toponímica da Serra do Gerês é algo que jamais se pode perder, pois ajuda-nos a contar a história daquele território único em Portugal. Com o passar dos anos vou descobrindo pequenos tesouros que ajudam a completar o imenso puzzle que é este recanto nacional.

Sempre acreditei que, como acontece noutras montanhas no estrangeiro e deverá acontecer noutras montanhas nacionais, cada recanto terá o seu nome, cada recanto terá a sua história. Nesta fotografia, que nos mostra um pouco do Vale do Alto Homem, encontra-se uma riqueza toponímica que aos poucos se vai descobrindo.

Ao longo dos últimos anos tenho percorrido estas paragens e questionando-me sobre os nomes que, por ventura, se terão dado àqueles lugares. Pois agora pode-se dar luz sobre mais alguns topónimos que assinalam aquelas paragens.

No fundo do vale vemos o Rio Homem que neste cenário recebe as águas da Ribeira da Teixa das Almas (Albas?) que nascendo nas encostas sobranceiras à Laje do Sino, se despenhando na Água da Laje do Sino (segundo Tude de Sousa). À esquerda na imagem temos as fragas alcantiladas do alto da Cancela e à direita a Encosta do Teixo. A fotografia é tirada de um ponto sobranceiro ao Vale do Teixo a caminho do Modorno.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: