quarta-feira, 3 de junho de 2020

Trilhos seculares - Regresso a Fechinhas


Este foi um regresso a Fechinhas depois de ter visitado esta zona há pouco menos de 15 dias. Se naquela altura foi para fazer o «resgate do chapéu» perdido, desta vez foi para assistir a um dos espectáculos com o qual a Serra do Gerês nos brinda durante um curto período em cada ano: a floração dos Lírios-do-Gerês.

Assim, esta foi mais uma jornada pelos seculares carreiros na Serra do Gerês entre a Portela de Leonte e o Curral de Fechinhas, na qual se tomando o carreiro que sobe à Chã do Carvalho e ao Curral do Vidoal. O percurso é bastante conhecido e calcorreado por todos os que querem aceder aos pontos mais elevados na serra naquela zona, nomeadamente ao Borrageiro.



Deixando o Vidoal para trás, com a sua paisagem limitada pelos píncaros serranos do Pé de Medela, Carris de Maceiras e Roca d'Arte, segue-se para a Preza ladeando pelo Norte o Outeiro Moço. A Presa (erradamente descrita como 'Freza') permite-nos uma ampla visão sobre o Vale de Teixeira com os Currais do Cambalhão (Camalhão) e Teixeira. Da Preza vamos subir para a Chã da Fonte superando o Enfragadouro e passando as Lamas de Borrageiro chegamos às Torrinheiras onde encontramos uma grande área de turfeira que deve ser atravessada com cuidado devido ao seu frágil ecossistema. O percurso prossegue depois para a Lomba de Pau com o seu extenso curral e desce para o Curral do Conho abrigado à sombra do Cabeço do Conho. Este curral tem este nome devido à grande rocha (conho) ali presente.

Descendo pelo Lameiro da Mourisca vamos usar um carreiro bem marcado apesar de ser uma passagem com pouco uso. Depois de passar a Fecha da Mourisca, entra-se no longo vale de Fechinhas utilizando um carreiro que segue na margem esquerda do ribeiro e em pouco tempo chega-se ao Curral de Fechinhas com o seu forno pastoril e duas placas que indicam a sua designação; uma das placas tem o topónimo "Fechinhas" e a placa mais recente o nome "Fichinhas". Penso que o topónimo da placa mais antiga será a correcta se este derivar de 'fecha', isto é 'cascata'.



Foi possível observar várias dezenas de flores na encosta que descia para o Curral de Fechinhas, sem bem que apresentavam um aspecto menos viçoso do que seria se esperar possivelmente devido aos dias de calor que nos antecederam.

Para o regresso segui pela margem direita do Ribeiro do Porto das Vacas, antes deste se transformar no Ribeiro das Fechinhas / Rio da Touça, passando para a sua margem esquerda antes de iniciar a subida que eventualmente me levaria aos Prados da Messe através do Rendeiro e Água da Pala. Daqui, segui em direcção ao Ribeiro do Porto das Vacas e indo em direcção ao ponto de partida.

Ficam algumas fotografias do dia...























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: