quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Requalificação da (estrada da) Mata de Albergaria


A forma como escrevi o título deste pequeno texto tem uma razão de ser.

No dia 26 de Novembro de 2018, foram assinados em S. João do Campo dois protocolos de colaboração com a Câmara de Terras de Bouro com vista à requalificação da (estrada da) Mata da Albergaria, ups lá vêm os paréntesis de novo!

Tanto no título como já no texto, os paréntesis mostram a forma como muitos gostariam de ler as frases, isto é sem a inclusão da 'estrada' nessas frases e que o sentido das mesmas implicassem uma maior protecção para a Mata de Albergaria e por consequência para a Serra do Gerês e para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Infelizmente, assim não é!

A taxação do acesso motorizado à Mata de Albergaria desde 2007 e no período do estio, tem supostamente como objectivo diminuir esse fluxo numa zona de protecção especial no coração do Parque Nacional, talvez mesmo a razão de ser deste Parque Nacional. Basta uma visita aos dias menos concorridos para ver que tal taxação nunca foi ineficaz e apenas serviu para amealhar dinheiro para o Estado, pois esse dinheiro raramente (ou nunca) foi investido na gestão da Mata de Albergaria.


Ora, os actuais protocolos não vão implicar um aumento da protecção ambiental da Mata de Albergaria, mas sim o melhoramento dos acessos a essa mesma mata. A requalificação vai passar pela colocação de um novo tapete de asfalto entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem. Por outro lado, na denominada Geira Romana, o piso será melhorado sem a colocação de asfalto, criada valas de direcção da água para diminuir o efeito da erosão da mesma sobre o piso e colocado um tapete mais resistente nas subidas mais íngremes (devido à informação deficiente sobre o projecto, não sei se a subida entre a Casa Florestal da Albergaria e a estrada será asfaltada ou não). Em Leonte serão criadas zonas de estacionamento, bem como na Bouça da Mó e far-se-á o ordenamento do estacionamento na Portela do Homem, para assim diminuir o caos que se tem verificado nos anos anteriores.

A criação das zonas de estacionamento em Leonte e na Bouça da Mó têm como objectivo incentivar os visitantes a percorrer a pé a estrada M308-1 (entre Leonte e a Portela do Homem) e a Geira Romana. Ora, sem uma opção mais viável do que percorrer a pé a M308-1, poucos deverão ser os que se atrevem a fazer o percurso quando este pode ser percorrido por viaturas motorizadas sem um controlo de velocidade efectivo e ainda por cima num piso que no próximo Verão deverá já estar reparado e melhorado. Da mesma forma, o mesmo deverá acontecer com aquelas pessoas que acedem à Mata de Albergaria pelo lado de S. João do Campo, com a incómoda «agravante» do pó levantado pelas viaturas que passam por esse percurso.

Assim, esta requalificação segue a linha da Portaria n.º 31/2007, de 8 de Janeiro, que refere que a taxa de acesso constitui receita própria do Instituto da Conservação da Natureza (actual Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), devendo ser afecta a acções de gestão e conservação da biodiversidade na Mata de Albergaria. Isto é, a requalificação é apenas feita ao nível do melhoramento dos acessos e nunca do controlo destes à Mata de Albergaria.


Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

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