sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Trilhos seculares - De Leonte a Varziela e em volta do Pé de Cabril


Uma caminhada matinal pela Serra do Gerês seguindo pela estrada em direcção à Ponte do Rio Maceira. Porém, umas dezenas de metros antes de chegar à ponte, enveredamos por um carreio à esquerda que nos vai levar a subir a encosta Poente do Vale de Leonte até ao Curral de Varziela, permitindo uma fantástica vista sobre todo o vale e ganhando horizonte à medida que vamos subindo. Na margem oposta do vale, alguns dos píncaros Geresianos vão ganhando forma, tal como a Corneda, o Pé de Medela, Carris de Maceira e as Albas.

Entrando no arvoredo do Curral de Maceira, viramos à esquerda em direcção aos terrenos do Mourinho, passando perto da corga com o mesmo nome e chegando ao velho Curral do Mourinho. Daqui, seguimos em direcção à Portela de Confurco e depois ladeamos o Pé de Cabril a Norte, seguindo para a Portela do Perro onde o carreiro começa a «descer» em direcção ao Covelo de Cima. O Sarilhão vai-se fazer notar durante longos minutos na paisagem à nossa direita enquanto que o carreiro vai seguindo pela encosta ora ligeiramente subindo para vencer alguma geologia, ora descendo. Por entre um mar de fetos e carvalhais espontâneos vamos passar por um interessante ponto de água que nos meses mais chuvosos será um ponto de interesse peculiar, mas talvez de complicada passagem. Aliás, nesta parte do percurso a sua progressão nos meses de Inverno deverá requerer um cuidado extremo ou pela água ou pelo gelo que tornarão certos pontos mais complicados. A encosta desce abruptamente do nosso lado direito, por isso convém ter a certeza de onde se colocam os pés.

Chegados ao Covelo de Cima existem duas opções que podemos tomar: ou seguimos já em direcção aos Prados ou fazemos um pequeno desvio para passar pelo Prado de Gamil. Para prolongar um pouco o percurso decidimos passar pelo Prado de Gamil. Mais uma vez o percurso aqui está bem marcado pela recente limpeza realizada.

Depois de passar pelo Prado de Gamil toma-se durante poucos metros o percurso do Trilho das Silhas dos Ursos, mas logo tomamos um carreiro à esquerda que nos levará aos Prados com o seu abrigo e as suas velhas árvores. Seguindo-se em direcção ao Pé de Cabril, passamos pelo Trono do Rei.

O regresso à Portela de Leonte foi feito pelo usual carreiro utilizado para chegar até à base do Pé de Cabril.

Algumas imagens do dia...


























Outras fotografias aqui.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: