sexta-feira, 30 de junho de 2017

Trilhos seculares - De Leonte ao Camalhão


...o dia surgiu frio e as nuvens encobriam os cabeços que se adornavam de tons plumbeos. Depois de um pequeno-almoço à sombra ténue da Casa Florestal de Leonte, o caminho iniciava-se por entre as folhas carregadas de orvalho que me humedeciam as botas.

Aconcheguei a pequena mochila às costas à medida que os pulmões iam se enchendo com o ar frio da manhã carregada de um nevoeiro que lentamente ia subindo o vale. O caminho serpenteia costa acima em direcção às primeiras pastagens no Vidoal. De quando em vez, a montanha ia-se espreitando por entre os farrapos de nuvens que se contorciam de encontro às paredes rochosas. Os dias anteriores haviam sido de um calor infernal, mequiavelicamente insuportável. Porém, a caminhada havia sido abençoada por um Sol escondido e uma brisa fresca pela manhã.

Depois de passar pela Chã do Carvalho e saltitando por entre as poças que se formaram nos sulcos graníticos, vislumbrei o píncaro do Pé de Cabril imponente acima do mar de nuvens. A chegada ao Vidoal foi embelezada por um cenário que fazia lembrar o despedaçar das ondas numa praia rochosa quando as nuvens tentavam cavalgar a imensa parede de Lavadouros. Maceira e toda a Albergaria estavam submersas numa manhã de nevoeiro.

Depois da incerteza sobre qual caminho seguir, optei por ladear o Outeiro Moço em direcção à Preza e ali estanquei por longos minutos escutando o vento e olhando a distância para Teixeira. O mar de nuvens tentava por vezes ultrapassar as alturas do Pé de Salgueiro, para logo regredir e tentar de novo. Prossegui o caminho passando pelo pequeno Curral do Junco e em breve estava por entre os carvalhos seculares do Camalhão (Cambalhão). Ali, estendi a toalha e descansei por debaixo das frondosas folhagens que balançavam ao vento. Por momentos, entrei no mundo dos sonhos e caminhei por outras paragens, outras montanhas. Imaginei-te ali...

Deixando o Camalhão para trás, prossegui em direcção ao Curral da Raiz com os seus imponentes e frondosos carvalhos e desci pela Costa da Cantina até atingir a estrada, seguindo depois de regresso à Portela de Leonte.

Álbum de fotos aqui.














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: