sábado, 3 de junho de 2017

251... Minas dos Carris com o Parque de Campismo de Cerdeira


E que boa maneira foi esta de encerrar mais uma época de caminhadas guiadas às Minas dos Carris com o Parque de Campismo de Cerdeira. Um dia fantástico de montanha que começou um pouco nublado e assim trouxe algum mistério aos cumes alcantilados do Vale do Alto Homem.

Ao longo do percurso, História e Natureza de mãos dadas na descoberta do vale e dos seus recantos. Maravilhamo-nos com a passagem pela Fonte da Abilheirinha e as suas histórias do contrabando. escutamos os relatos dos regastes invernais nas Minas dos Carris no lugar na Água da Pala, antigo viveiro florestal, bem como as histórias dos abrigos escondidos na outra margem do Homem. A passagem pelas Curvas do Febra depois da imponência da Corga do Cagarouço e a chegada à magnífica varanda natural sobre o rio quando dobramos a curva do Modorno. Ainda aqui, elevamos os olhos às alturas da Água da Laje do Sino e entramos nos domínios do Teixo, com as suas histórias de carvoeiros, antes de chegarmos à Ponte das Águas Chocas e mais tarde à Ponte das Abrótegas junto do curral com o mesmo nome. Vimos as orvalhinhas junto do Curral de Cabana Nova (ou do Conde de S. Lourenço) antes de iniciarmos a subida final pela Corga da Carvoeirinha.

Os participantes tiveram depois oportunidade de visitar as ruínas do velho complexo mineiro e de escutar algumas histórias das diferentes épocas da mineração.

Fechamos assim mais uma época de caminhadas. Em nome pessoal e do Parque de Campismo de Cerdeira, um agradecimento especial a todos aqueles que ao longo destes meses tiveram a curiosidade de visitar a Serra do Gerês e as Minas dos Carris em particular. Em Outubro voltamos...

Algumas fotografias do dia...

Álbum de fotos.





































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: