terça-feira, 9 de maio de 2017

Trilhos seculares - Serra do Gerês com o último vezeireiro de Ferral


Tendo falhado em anos anteriores esta actividade organizada pelos Amigos da Misarela, este ano tive a oportunidade de percorrer os velhos carreiros do Gerês na companhia de alguns vezeireiros que conhecem aquelas paragens como ninguém. As paisagens são, por certo, conhecidas, mas desta vez tiveram o condão de um novo encanto através das vivências dos homens que desde muito novos as percorrem.

Além das vivências pessoais e das histórias de vida, estas actividades são sempre uma boa oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a nossa «alma mater» montanhosa. É assim que o Gerês se vai revelando, a pouco e pouco, deixando levantar um pouco do seu longo véu sobre o qual oculta os seus mistérios.

O dia chuvoso prometia uma caminhada molhada e de facto assim aconteceu por várias vezes. Porém, o espírito da amizade e entreajuda foi sempre forte para animar os ânimos mais abatidos no início e durante a jornada. Esta começou em Xertelo, a pequena aldeia cimeira, e a partir da qual enveredamos na direcção da Chã de Suzana, após uma breve introdução do que seria o nosso dia. Mais adiante, o grupo voltava a reunir-se antes de se aventurar pelos trilhos que em tempos foram percorridos centenas de cabeças de gado e que guardam histórias de pastoreio, mineração, contra-bando e de salto para a liberdade.

Em pouco chagávamos às Portas do Castanheiro e daqui descia-se para o Curral do Castanheiro, ladeando o alto de mesmo nome pela sua vertente Nascente. O caminho levar-nos-ia a passar na margem esquerda do Vale da Ribeira das Negras à vista dos Currais de Matança que seriam percorridos a Norte na direcção da Lamalonga. Aqui, far-se-ia uma pequena paragem no Curral de Teixeira para saborearmos o nectar de rosas e mel que iria aquecer o ânimo até antes da paragem para o almoço.

Deixando a Lamalonga para trás, passaríamos pela Sesta de Lamalonga e passaríamos pelo Curral de Ruaz antes de chegarmos ao Curral da Laje dos Bois, descendo depois para Pinhedo e entrando no estradão que nos levaria de volta à Chã de Suzana onde nos esperava um convívio oferecido pela organização.

Um profundo agradecimento aos Amigos da Misarela pelo convite para participar nesta actividade e pelo carinho com o qual brindaram todos os participantes. Um bem haja a todos!

Algumas imagens do dia...


















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: