Percorrendo parte da freguesia de Oura e da União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, o PR1 CHV “Trilho Ribeira de Oura” tem início e fim junto do edifico VIDAGUSTERMAS.
O percurso acompanha numa fase inicial o campo de Golfe do Vidago Palace e as ruínas do velho Hotel Salus, continuando pela antiga linha de caminho-de-ferro que unia as localidades de Chaves e Régua, a Linha do Corgo, levando-nos à aldeia de Oura.
Nesta aldeia destaca-se a Igreja Matriz de Oura, de linhas barrocas, com uma torre sineira galaico portuguesa de dois sinos, datada do Séc. XVIII e cujos vitrais são da autoria do pintor João Vieira, assim como a capela da Nossa Sr.ª da Piedade e o ancestral pelourinho em granito.
Seguindo em direcção a Vila Verde de Oura, o percurso atravessa a Ribeira de Oura sobre uma ponte medieval. De Vila Verde de Oura até Vidago, a Ribeira de Oura é atravessada duas vezes, sendo uma delas efectuada sobre a antiga ponte da Linha do Corgo.
Na parte final do percurso, e já em Vidago, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neoromânico e o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago.
O album fotográfico pode ser visto aqui.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário