quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

As ruínas misteriosas na Mata de Palheiros


Entre as casas florestais que foram construídas na área do que seria o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Casa Florestal de Palheiros foi totalmente destruída por um incêndio e posteriormente demolido o que restava das suas paredes.

Nos nossos dias, perdidos por entre o bosque silencioso, ainda se encontram encobertos pela vegetação caída, os restos dessa casa.

No entanto, existem outras ruínas cujas história se perde nas brumas do tempo e no silêncio da memória e sobre as quais não devem existir registos. Estas ruínas encontram-se no velho caminho que liga a Ponte Feia à Ponte de Gramelas na Mata de Palheiros.

O que podemos ver naquele local são os restos de paredes cobertas de musgo de uma casa que em termos de área relativa é, em comparação com os usuais abrigos serranos, um pouco maior. Não é de descartar que o edifício pudesse ter sido um abrigo ou um pequeno armazém das gentes de Vilarinho da Furna. Será difícil determinar a função daquele velho e decrépito edifício situado a poucos metros do Rio Homem e com vista para a Encosta de Varziela e Mata de Albergaria. Pela vegetação e pelo porte das árvores que crescem no seu interior, a ruína parece muito velha.





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: