quinta-feira, 18 de julho de 2013

Trilhos PNPG - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês


Hoje tive a oportunidade de percorrer na sua totalidade o mais recente trilho interpretado do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o 'Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês' (TBR-14).

Este é um trilho circular de pequena rota (PR) com uma extensão de cerca de 14 km com origem e fim na aldeia da Ermida. É um percurso que se apresenta de dificuldade fácil/média, mais devido à sua extensão e à secção após a Tribela até entroncar na estrada Ermida / Fafião. Aconselha-se a que seja percorrido no sentido Ermida - Arado - Tribela (o sentido contrário obriga a uma ascensão de cerca de 430 metros).

Antes de sair da Ermida, «fui saudado» pela música da Banda da Carvalheira que ia animar as celebrações que decorriam na aldeia. Saindo da Ermida, o percurso envereda pelo bosque em direcção ao parque aventura da empresa 'Selvagem Aventura'. Prosseguindo no estradão, temos a oportunidade de acompanhar o Vale do Rio Arado tendo à nossa direita do outro lado do vale o Curral de Viseu, a Arrocela e a Roca de Pinhô a dominar o horizonte. Abandonando o estradão principal entramos num outro que nos levará até à estrada do Arado e depois à Ponte do Arado.

Continuando a seguir o estradão iremos passar pela Malhadoura, pelo Forno da Ribeira e Tribela, onde vamos virar à direita iniciando uma longa descida que levará pelo Carvalhal Escuro até atingirmos a estrada Ermida / Fafião.

O percurso segue durante algumas dezenas de metros pela estrada até entrar de novo no bosque para nos levar até à Ponte de Relvas a partir da qual iniciamos a subida para a Ermida.

Um agradecimento ao Carlos Silva (Parque de Campismo da Ermida) pelo impulso que deu na criação deste PR que realmente fazia falta naquela zona e que vem provar o fantástico desenvolvimento e dinamismo que a Ermida tem apresentado nos últimos anos. Este percurso será oficialmente inaugurado no dia 27 de Julho de 2013.

Algumas imagens do dia...






























Fotografias: © Rui C. Barbosa

6 comentários:

Unknown disse...

Espectáculo. Era algo que fazia mesmo falta naquela zona. E de louvar o trabalho feito por aquela comunidade. O Sr. Carlos esta de parabéns.

Jacinto disse...

Boas! Trilho muito interessante....tenho de deixar Sistelo/Peneda e explorar o gerês....! O earth goggle dá grafico de velocidade??Como se faz isso? Só conhecia o de altimetria...

Rui C. Barbosa disse...

Jacinto, o gráfico de velocidade surgiu-me juntamente com o gráfico de altimetria quando peço o perfil do percurso.

Unknown disse...

Boa tarde de facto o trilho parece ser lindíssimo, já agora onde posso encontrar o trilho para gps? É que não encontro em lado nenhum. Obrigado. David

Unknown disse...

Boas, de facto o trilho parece ser lindíssimo, já agora onde posso encontrar o ficheiro para GPS? É que não encontro mesmo em lado nenhum.. Obrigado

Rui C. Barbosa disse...

Olá David,

Se desejar posso-lhe enviar o track que fiz quando percorri este trilho. Envia-me uma mensagem privada.