domingo, 16 de junho de 2013

Currais do PNPG (XXIX) - Curral dos Bezerros versus Curral da Abilheirinha


As informações aqui constantes resultam de diversas tentativas para se apurar os nomes dos currais através do contacto com diferentes pessoas de diferentes lugares da Serra do Gerês. Não sendo definitivas, as informações e os nomes referidos para os currais devem ser tomadas com cuidado.

Actualização a 13 de Fevereiro de 2020: A designação "Curral da Abilheirinha" não existe e este é na realidade o "Curral de Bezerros".

Quando se procura a verdade das coisas por vezes surgem opiniões distintas sobre um mesmo assunto e este tema dos currais não é excepção, bem antes pelo contrário. Infelizmente, isto deve-se ao facto de a memória sobre os topónimos geresianos ser na sua maioria uma memória oral que vai passando de geração em geração. Até aqui, não houve um trabalho exaustivo de registo de fácil acesso sobre este topónimos que nos permita dissipar as dúvidas.

Aqui e aqui, já havia falado sobre a minha busca pelo nome de dois currais situados para lá dos Prados da Messe. Um deste currais fica à sombra de Porta Roibas e o outro fica na base da Torrinheira (ou Cabeço da Cova da Porca). De há muitos anos para cá que conhecia o curral na fotografia em baixo como 'Curral dos Bezerros'.


Porém, a quando de uma visita a Porta Roibas passei por um curral abandonado (imagem em baixo) do qual não sabia o nome...


Perguntando a quem saberia, foi-me dito que este era na realidade do Curral dos Bezerros. Ora, perante isto instalava-se a dúvida sobre a verdadeira denominação destes currais.

Há poucos dias, e para confundir um pouco mais a questão, surgia a informação de que afinal este último curral perto de Porta Roibas seria o Curral de Abilheirinha e que o curral junto à Torrinheira seria de facto o Curral dos Bezerros.

Será o final deste mistério?...

E é este o mundo fantástico de se descobrir os segredos da Serra do Gerês...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: