quinta-feira, 27 de junho de 2013

As taxas no debate 'Turismo como factor de desenvolvimento'

No passado dia 24 de Junho teve lugar no Auditório do Centro de Animação Termal das Caldas do Gerês, um debate sobre o tema "Turismo com factor de desenvolvimento" que contou com a presença de vários oradores entre os quais o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Nunes.

Presente este também José Carlos Pires, Presidente da Associação de Defesa e Promoção do Gerês - Gerês Viver Turismo, que entre outros assuntos abordou o temas das taxas que são ilegalmente cobradas ao abrigo da Portaria 138-A/2010, de 4 de Março, entre outros assuntos.

Na fase de debate tive a oportunidade de mais uma vez perante alguém da tutela, de apontar a ilegalidade da cobrança das taxas e os seus efeitos negativos no turismo da região com muitos visitantes a deixarem de passar pelo parque nacional (e certamente por outra áreas protegidas) devido à cobrança desta taxa. Apontei também a perversão da interpretação feita pelo governo desta portaria e os futuros efeitos da mesma quando a Carta de Desporto de Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês for aprovada.

Como seria de esperar, e mesmo não sendo um problema relacionado com a Secretaria de Estado do Turismo, o Secretário de Estado foi extremamente lacónico perante este assunto. É óbvio o efeito negativo destas taxas no turismo do parque nacional e certamente que este debate pode ajudar a que o processo seja resolvido o mais rapidamente possível.

No entanto, e como para tudo, a paciência tem limites...

Sem comentários: