terça-feira, 25 de junho de 2013

Ajude a evitar o mau trato de animais nas Festas Concelhias de Terras de Bouro


Infelizmente, e ao contrário do que seria esperar pois pensava-se que o bom senso iria prevalecer em quem organiza estas festas, Terras de Bouro volta a ter 'vacas da corda' no programa das festas concelhias: http://terrasbouro.blogspot.pt/2013/06/programa-das-festas-concelhias-de.html.

Eu enviei um email para o Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Cracel Viana, que certamente terá uma palavra a dizer sobre as autorizações para tal violência, pois Terras de Bouro não deve ser um arauto deste tipo de espectáculos cruéis e só quem não sabe pelo que o touro passa nestes eventos, não tem consciência do seu sofrimento. O que os olhos não vêm o coração não sente e não não vemos muitos dos maus tratos a que estes animais são submetidos antes e após estes espectáculos cruéis que em nada dignificam o concelho de Terras de Bouro.

Assim, faço um apelo para que todos enviem um email ao Presidente da Câmara de Terras de Douro, pedindo-lhe para não autorizar este tipo (e outros tipos de ventos tauromáquicos no seu concelho). Podem utilizar o texto em baixo ou então criar um texto pessoal e enviar para jcracel@cm-terrasdebouro.pt ou geral@cm-terrasdebouro.pt.

Ajude-nos a evitar o mau trato de animais em Terras de Bouro!

"Mais uma vez escrevo-lhe tendo em conta um assunto que eu esperava não voltar a ver este ano nas Festas Concelhias de Terras de Bouro e como tal espero que este email mereça a sua total atenção.

Como destino turístico por excelência, Terras de Bouro deve-se pautar por iniciativas de dignifiquem o concelho, que o façam distinguir entre muitos e que o tornem como um destino apetecido por milhares. Terras de Bouro tem sido um exemplo de dinamismo e empenho na melhoria das condições de vida dos seus habitantes e tem-se esforçado em oferecer bons serviços a quem o visita.

Assim, e tal como aconteceu no ano anterior, não consigo compreender a insistência na realização de um espectáculo no qual o abuso e mau trato de animais, nomeadamente a que se dá o nome de 'vacas da corda', sobre o falso pretexto de se tratar de uma tradição no concelho, que certamente não o é. E mesmo que fosse, a tradição não pode ser utilizada como uma justificação para este acto abusivo.

Sendo um concelho que se orgulha de possuir no seu território um verdadeiro santuário da protecção animal, a realização deste acto bárbaro em nada o dignifica, nem mesmo as suas gentes. Este é um espectáculo cruel que somente é realizado por influências externas ao concelho de Terras de Bouro por parte de uma industria em decadência no nosso país.

Assim, e tendo em conta que tenho conhecimento do seu gosto pessoal pela Natureza, venho por este meio solicitar que reconsidere a autorização que terá sido dada para a realização deste acto de violência para com um animal, tendo em conta que o número daqueles que possivelmente possam não visitar Terras de Bouro nesse dia será certamente em muitos milhares superado pelo número daqueles que verão em Terras de Bouro um exemplo de um concelho no qual os animais merecem o digno respeito e que como tal terão todo o interesse de visitar Terras de Bouro ao longo de todo o ano.

Na esperança que este email não fique sem a devida resposta, subscrevo-me com os melhores cumprimentos
"

Sem comentários: