domingo, 19 de agosto de 2012

Viana ensanguentada

Há quem queira fazer do dia 19 de Agosto de 2012 um dia importante para a sua liberdade pois dizem que esta regressou a Viana do Castelo devido à realização de uma tourada... ilegal. Eu tenho outra opinião... a liberdade de nos separamos dos ferrolhos impostos por uma elite sulista com a sua sede de sangue e sadismo, foi delapidada por uma associação que promove a violência e o mau trato dos animais, neste caso touros e cavalos, justificando-a de tradição nacional.

Esta tourada foi «validada» por uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga que autorizou a instalação de uma praça de tortura móvel em terrenos considerados como reserva por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Não vou discutir os detalhes judiciais de tal questão nem mesmo a decisão tomada pelo próprio tribunal. O facto de não sermos um país onde possamos exprimir livremente a nossa opinião acerca das decisões judiciais e devido ao facto do corporativismo protector das antigas profissões elitistas defender as tomadas de posição dos seus elementos, faz-me ter o bem senso de 38 anos após o Dia da Liberdade não exprimir a minha opinião para assim evitar chatices...

De facto, hoje temos Viana ensanguentada. Ensanguentada pela dor e sofrimento de touros e cavalos submetidos a um espectáculo de puro sadismo humano que a nossa lei cobre da mesma forma que um pedófilo estupra uma puta. É assim que vejo os políticos que se vergam para a frente perante a tauromafia que mancha este país de ignorantes que se satisfazem com os touros, o vinho e as putas, e que chegando aos seus lares abusam dos seus numa exibição de machismo paneleiresco. É este o verdadeiro retrato de Portugal, país de brandos costumes porque a maior parte da sua população permanece indiferente ao sofrimento alheio, seja ele humano ou não humano, e só se preocupa com as injustiças nos relvados ou com os floreados cor de rosa.

A hora de Portugal se levantar passou! Iremos permanecer eternamente neste limbo entre uma existência cheia de significado e valor, e uma existência efémera na qual não se deve olhar para o que não se gosta; na qual não temos coragem de defender quem não tem voz; e na qual iremos permanecer neste ciclo vicioso de governação que nos leva todos os dias cada vez para mais fundo nesta sociedade lodosa onde a vida de um animal nos passa ao lado, encandeados pelas berrantes cores dos torturadores e dos fortes que amarram animais já fracos como se uma prova de valentia se tratasse.

...Viana está ensanguentada e a culpa é de todos nós.

1 comentário:

Maria do Carmo disse...

Excelente, assino tudo o que diz.
Temos uma justiça que pune um autarca por violação do PDM e admite uma violação em terreno de REN, onde nem o proprietário pode construir um barraco para guardar alfaias agrícolas.
Temos uma "justiça" que pune quem rouba uma caixa de feijão verde no hipermercado e deixa sair bandidos com cadastro e apanhados em flagrante com termo de identidade e residência.
Temos uma "justiça" que se ajoelha a uma suposta Federação e num acto salazarista, impõe-se a uma autarquia.
Alguém duvida que estamos entregues a loucos e imbecis?