quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A TDT no Gerês... ou porque os geresianos se devem sentir enganados...

Um texto de Ana Gonçalves sobre a problemática da TDT no Gerês... mas antes uma nota pessoal. Nas conversas que tive pelas Caldas do Gerês, toda a vila foi tratada de forma impossível de descrever pela Portugal Telecom. Esta agiu de má fé com os geresianos (e acredito que em muitas partes do país aconteça o mesmo). Assim, e por achar que a Portugal Telecom é pessoa de má fé, não lhe darei direito de resposta neste blogue (a não ser obrigado!)... Como se costuma dizer "que vá gozar com o c..."


"A Televisão Digital para todos os Portugueses", este é o slogan que nos recebe no site da Portugal Telecom (entidade responsável pela TDT em Portugal) que nos faz soltar algumas gargalhadas (e não é por aparecer o Paulo Bento com risco ao lado). Pelo que sei, o Gerês ainda faz parte de Portugal!

A emissão televisiva através de um sinal analógico deixou de existir no final do mês de Abril e, desde então, os geresianos não deixam de revelar o seu descontentamento perante esta mudança. Tudo começou com as correrias para Braga, as pessoas deslocaram-se cerca de 50 km para comprar descodificadores, antenas, ou até mesmo televisões! Quando chegavam a casa testavam o equipamento adquirido e, qual o espanto quando verificavam que a televisão não tinha sinal! "Será o aparelho que não é compatível? O melhor é ir à casa do vizinho pedir o descodificador para ver de quem é o problema. Se for do aparelho é preciso ir a Braga trocá-lo!" "Será que é a antena que não está bem direccionada?, é preciso ir ao telhado mexer na antena. Mas não está ninguém em casa, quem me avisa quando a televisão estiver a dar? Agora só amanhã... Mas dão chuva para amanhã, é perigoso subir ao telhado... Bem, mais uns dias sem televisão!"
Depois de tanto trabalho, tanto tempo perdido e dinheiro gasto não merecíamos ser recompensados?! Não pedimos muito, apenas 4 canais televisivos. 

O facto é que depois de 4 meses o sinal ainda falha. 

A fim de demonstrar desagrado e insatisfação, alguns residentes reclamaram, via telefónica, com a entidade responsável, que em vez de tentar resolver o problema tenta negociar com o cliente. Quem tentou pedir apoio a entidades mais próximas obteve respostas amargas e pouco inteligentes. A partir do momento em que instalamos o equipamento apropriado à recepção do sinal digital deveríamos continuar a ter acesso aos canais nacionais, e ninguém tem de por em causa a finalidade do uso dos mesmos. É evidente que, neste momento, a maioria dos geresianos estão revoltados pelo facto de não conseguirem fazer chegar aos clientes as condições que dizem oferecer. Os clientes, que raramente têm oportunidade de assistir à animação de rua (porque não existe), também não podem ver televisão. Fazer as malas e regressar a casa foi a solução que alguns turistas encontraram para este problema.

Não podemos deixar de reclamar, contactem as entidades responsáveis e mostrem o vosso desagrado. Se a utilização da TDT tem benefícios também os queremos conhecer!"

Fotografia: © Manuel Dias

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