segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Perdidos... de novo... (III)

Um vídeo RTP...



No seguimento das entradas anteriores, vamos reter esta frase de Sílvio Magalhães, 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto:

"(...) ou com chuva, ou com neve ou com... ou com outras condições, isto vai acontecer mais vezes porque as pessoas teimam em ir para lá, aquilo tem muitos fracos acessos... não tem acessos de carro, nem de mota, nem de... só mesmo a pé. E as pessoas teimam em ir para lá, demora-se muito tempo a subir, não contam com o tempo de descida e depios são apanhadas muitas vezes pela noite."

Certamente que o 2º Comandante Sílvio Magalhães tem razão em parte naquilo que diz. No entanto, não é verdade que não se possa chegar aos Carris de carro e muito menos de mota. Sempre é mais espectacular mandar um helicóptero.

Entre a Portela do Homem e as Minas dos Carris são cerca de 9,5 km de estradão de montanha que demoram cerca de 2 horas e 30 minutos a percorrer a pé. Construído nos anos 40 do século passado pela Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., o estradão era mantido por uma equipa de cantoneiros das empresas mineiras que laboraram nos Carris. A última grande manutenção que ali foi levada a cabo, ocorreu no princípio dos anos 90 quando decorreu um programa de reflorestação (penso eu) do Parque Nacional da Peneda-Gerês na zona do Teixo. Desde então, o caminho foi abandonado e nunca mais teve manutenção com os resultados à vista de todos. Por outro lado, a Natureza tem feito o seu papel e transformado alguns troços em verdadeiros espaços wilderness onde só passa uma pessoa de cada vez.

O resultado mais do que previsível está à vista de toda a gente. Quando há a necessidade de se socorrer alguém naquela área chama-se o helicóptero, quando um resgate seria muito mais fácil utilizando veículos todo-terreno ou mesmo veículos motorizados.

Mesmo que não se «queira» utilizar estes veículos, e como referi mais abeixo, há sempre a possibilidade de se utilizar o estradão florestal no lado espanhol, mas isso já requer um melhor conhecimento da zona...

"Quando a coordenação, prevenção e o conhecimento do terreno falha..."

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Vídeo: © RTP

7 comentários:

joui disse...

ou então, delimita-se e sinaliza-se um trilho, encoraja-se as pessoas a respeitarem o trilho. naquela de sonhar coisas do outro mundo, até montavam um abrigo para pernoitas e assim as pessoas já não se perdiam a atravessar a serra...

num cenário igualmente utópico também se pode fazer figas que as pessoas deixem de ter essas ideias absurdas de irem esticar as pernas e atravessar a serra do gerês. que ideia parva, onde é que já se viu? é muito mais cómodo ficar em casa a ver tv...

Alice Lobo disse...

"também se pode fazer figas que as pessoas deixem de ter essas ideias absurdas de irem esticar as pernas e atravessar a serra do gerês. que ideia parva, onde é que já se viu? é muito mais cómodo ficar em casa a ver tv..." isto é uma ironia certo :)

Alice Lobo disse...

Agora a sério achas que o estradão até as minas devia ser reconstruido... ?

Rui C. Barbosa disse...

Reconstruído não, mas melhorado sem dúvida para permitir a passagem de veículos de socorro e do próprio PNPG. É óbvio que a limitação do acesso não se poderia fazer somente com um cabo de aço para assim evitar que os gulosos pudessem aceder àquela zona de montanha mais facilmente.

Alice Lobo disse...

Seja reconstruido ou melhorado, nao me parece que se isso acontecesse existiria algum controlo, no inicio talvez, mas com o decorrer do tempo, anos ia se tornar naquela "enchente" como na lagoa, como se nunca tivessem visto agua ;).....

Alice Lobo disse...

Por muita informação, mapas Gps, que os turistas tivessem com a tempestade,vento e nevoeiro que houve no sabado e Domingo era impossivel eles nao ficarem desorientados na serra, só se conhecessem muito mas muito bem aquela area, e mesmo assim é complicado, quantas vezes o meu avô nao perdeu animais na serra devido a tempestades como estas, e pessoas que perderam animais na atravessia do rio (empondras) que num espaço de segundos eram levados pela corrente da agua...
Aconteceu e é um exemplo para as pessoas terem mais cuidados, quando fazem essas caminhadas

José Carlos Callixto disse...

Já fiz a travessia Pitões das Júnias / Portela do Homem várias vezes, tanto pela Fonte Fria e Carris como pelos Cornos de Candela. Mas as pseudo-aventuras de gente inconsciente e as notícias destes "perdidos" na serra que se estão a tornar moda deixam-me indignado! Tudo o que se tem dito sobre o estado do estradão e sobre o (des)controlo das autoridades é infelizmente verdade, mas em primeiro lugar está ou deveria estar a (in)consciência das pessoas. Um fim de semana na serra, quando todas as previsões apontavam, em todos os sites de meteorologia, para chuva forte?! E com uma criança que não sei que idade tem mas aparenta ser pequena?! Isto é de loucos, de loucos que parecem apenas querer o protagonismo de aparecer nas TVs! Os verdadeiros amantes da montanha e da Natureza, os apaixonados pelo Gerês nos quais orgulhosamente me incluo, esses não precisam de ser notícia nem de protagonismo!
Aproveito para renovar os parabéns, já dados noutras ocasiões, pelo seu extraordinário trabalho neste blog e pela sua também enorme paixão pelos Carris e pelo Gerês!