terça-feira, 25 de maio de 2010

Sociedade das Minas do Gerês, Lda

A 'Sociedade das Minas do Gerêz, Lda.' foi a terceira empresa a laborar nas Minas dos Carris depois da Domingos da Silva, Lda. e da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda.

A Sociedade, constituída a 8 de Julho de 1950, é inicialmente constituída por capitais totalmente portuguêses tendo três sócios: José Rodrigues de Sousa, José Antunes Inácio e Francisco França, também conhecido por ‘Chico França’.

A transição da concessão mineira do Salto do Lobo para a 'Sociedade de Minas do Gerez' dá-se a 25 de Julho de 1950 quando a Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. estava já na gestão de uma Comissão Liquidatária.


A autorização de transferência da concessão para a 'Sociedade das Minas do Gerêz, Lda.' é dada a 2 de Novembro de 1950 e a certidão de transferência é passada pelo notário Francisco Mário de Sousa, do Porto, a 4 de Dezembro de 1950, sendo deferido a 18 de Dezembro o requerimento da 'Sociedade das Minas do Gerêz'. O alvará de transmissão da concessão tem o número 4712 (referente à mina 2234 Salto do Lobo).

A partir de 1 de Março de 1953, a empresa mineira britânica Mason & Barry passa a fazer parte da Sociedade através de uma sessão de quotas e comparticipando com uma quota de 408.000$00. O capital social da Sociedade das Minas do Gerês, Lda. era na altura de 800.000$00, ficando assim a Mason & Barry com uma quota maioritária, pois o capital social não foi alterado com a sua entrada.

Fotografias: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: