sexta-feira, 28 de maio de 2010

História da Mina das Sombras


Não muito longe das Minas dos Carris, a Mina das Sombras guardam ainda os segredos relativos à sua História. De facto, uma procura na Internet não devolve resultados relacionados com este assunto e enquanto os factos das Minas dos Carris vão surgindo aos poucos à luz do dia, as passagens históricas das Sombras encontram-se envoltas nas neblinas de um passado não muito longínquo.

Há uns dias vi na Televisão Galega um excelente documentário sobre a presença da Alemanha Nazi na Galiza durante a Segunda Guerra Mundial. Hitler contou com dois portos de abrigo nas costas galegas para os seus submarinos e estas mesmas costas serviam de ponto de envio do valioso volfrâmio espanhol que, tal como o português, serviam para alimentar a máquina militar industrial no tempo de guerra.

O José Moreia, autor do blogue Bordejar, tem feito alguns trabalhos para desvendar a história oculta das Minas das Sombras e foi graças aos seus esforços que conseguiu ter acesso a um trabalho do geólogo francês Francis Cottard que estudou esta exploração mineira galega. Neste trabalho surge o mapa da Mina das Sombras que encabeça esta entrada no blogue que é tirado do documento "Grupo minero, Las Sombras" de autor desconhecido.

Sem comentários: