segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vamos todos presos!... (sim, é um título irónico...) (II)

Carris, 20 de Setembro de 2008

Eu concordo com todos vocês. É sem dúvida uma vergonha o que se passou e pior ainda é o teor da carta que me foi endereçada.

Porém, penso que deveremos ser diplomáticos e ter um pouco de calma. É óbvio que eu gostava de poder publicar a carta no blogue (claro que o posso fazer e se calhar até seria isto que alguém poderia esperar), no entanto temos de ir com calma. Optar por actos mais «violentos» só nos iria tirar credebilidade e nós sabemos que temos a razão do nosso lado. Há maneiras de podermos conciliar a vivência com a Natureza e a necessidade de preservar o que de melhor nós temos. Agora, não sei se temos de ser nós a pensar nisso quando certamente haverá alguém que é pago por todos nós para o fazer...

Penso que temos de nos unir e mostrar em todas as frentes (nos nossos blogues, nos nossos sítios, chamar a atenção dos meios de comunicação social, etc) o que na realidade se está a passar. Porque o problema não se põe somente no facto de o Parque Nacional da Peneda-Gerês não nos ter apoiado na nossa campanha de limpeza dos Carris. O problema é muito mais vasto e no fundo acaba por estar relacionado com a segurança de todos quando vamos para a serra. O problema está num caminho intransitável e que irá continuar assim por muitos mais anos. Agora que temos helicópteros já não vale a pena reparar o caminho. O problema vai surgir no dia em que alguém se magoar a sério e os helicópteros não poderem voar devido ao mau tempo ou ao preço do combustível (!) Aqui todas as vozes se vão levantar e falar sobre o que se poderia ter feito e não se fez. O problema está em não se ter acautelado a construção de abrigos de montanha e se ter deixado degradar muitos abrigos em toda a montanha.

Depois alguém irá perguntar o porquê de, apesar de estarmos num parque nacional ou no que restar dele, termos montanhas de lixo todo espalhado pelos caminhos, pelos trilhos, pelos currais, pelas encostas. Aí, alguém vai dizer.... "há uns anos, um grupo de irresponsáveis que não acatou uma ordem do parque andou aqui a limpar... pena agora que não haja mais desses!". E muitos irão escrever páginas e páginas sobre o que se perdeu, sobre o voluntariado (será que este é o problema? Ninguém a ganhar dinheiro?) que se poderia aproveitar para limpar a serra.

Por isso, penso que devemos alertar para o problema que cresce a cada dia que passa pois é a nossa segurança que está em jogo e não admito que um burocrata sentado em Braga brinque com a minha segurança só porque sim... como noutros tempos.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

joca disse...

Viva Rui,

Não deixa de ser irónico que sejam as pessoas que mais gostam do PNPG reclamem da sua actuação.
E o PNPG não é caso único. Li recentemente um caso em que uma associação que colaborava com uma determinada área protegida(AP) foi multada quando fazia um levantamento para um serviço da AP.
Soube também de clubes que foram visitados pela ASAE, só porque determinadas empresas achavam que a sua actuação lhes prejudicava o negócio.
Eu adorava saber como está a revisão do plano de ordenamento do PNPG, adorava conecer a conhecer o processo do PAN-PARKS, adorava saber o que estão a preparar.
O problema do PNPG é financeiro. Era importante conhecer o orçamento do PNPG. Era um documento que devia estar na net.

White Angel disse...

Rui,

Concordo contigo, sensatez acima de tudo e violencia so gere violencia.

Nada como a persistencia... Sê como a agua na montanha... so não vai aonde não quere.

Abraço

Anónimo disse...

Enquanto forem para a gestão do PNPG pessoas que de lá nada sabem vamos continuar nisto...

Nada como a persistencia... Sê como a agua na montanha... so não vai aonde não quer.
CONCORDO, sempre PNPG

Pedro Cardoso disse...

Há pouco tempo contactei o PNPG para saber onde exactamente ficam as zonas de reserva integral. Aparentemente não existem mapas, de forma que se tem de ir pela descrição literal do plano de ordenamento (o que para um turista, principalmente se fôr estrangeiro não deve ser fácil...). De qualquer das formas, pelo que me disse o jurista do parque, o próximo plano de ordenamento deverá contemplar a permissão de passagem pelo estradão desde que com autorização prévia (neste momento não é possível sequer obter autorização). Desta forma seria possivel estabelecer uma capacidade de carga diária. Caso isto siga em frente será sem dúvida um grande avanço para a conservação e para a mentalidade vigente actualmente.

E claro, muitos parabéns pela iniciativa de limpeza, com ou sem autorização!