terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vamos limpar os Carris!

Carris, 20 de Janeiro de 2008

Estamos a quatro dias da data para a realização da actividade "Limpar Carris 2008" e infelizmente ainda não obtive qualquer resposta por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês à carta que lhe enderecei no passado dia 21 de Agosto. Penso ter havido tempo suficiente para enviar uma resposta mesmo sabendo que estaríamos em período de férias.

Assim, um grupo de cidadãos preocupados irá avançar com esta actividade que muitos consideram necessária pois o estado da zona das Minas dos Carris em final de época é sempre lastimável e tem de haver alguém que tome a iniciativa. Isso fizemos nós, grupo de cidadãos preocupados! Preocupados porque o soberano estado (aqui não merece uma letra maiúscula) não faz o que lhe compete e nós, grupo de cidadãos preocupados, queremos contribuir para que o nosso país seja um local melhor para todos nós vivermos.

Quem quiser participar nesta actividade deverá estar no parque de estacionamento da antiga Bracalância no dia 20 de Setembro (Sábado) pelas 7h00 (hora de saída) ou então pelas 8h00 na Portela do Homem. De salientar que a caminhada até às Minas dos Carris deverá demorar 2h30m e que a limpeza terá início logo de seguida com o grupo a ser dividido por várias zonas para assim se rentabilizar mais o tempo e o potencial humano... Como não temos qualquer apoio para a realização desta actividade de limpeza pedia a cada um dos participantes para levar sacos para armazenar o lixo que depois deverá ser trazido pelos mesmo até à Portela do Homem (logo convém que não sejam sacos grandes para facilitar o seu transporte).

Convém referir algo de muito importante! Notem que até à data esta actividade (sendo uma caminhada) não teve o abalo por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e logo considero que não está autorizada. Mesmo assim, penso ser importante a sua realização pelas razões que já foram explicadas muitas vezes aqui neste blogue. No entanto, e tendo em conta a forma como o Parque Nacional da Peneda-Gerês e mesmo as autoridades policiais (digo GNR / SEPNA) actuaram em situações semelhantes ocorridas anteriormente, é de esperar que os participantes venham a ser de alguma forma identificados por estarem a violar regulamentos da área protegida. Já aconteceu no passado e muitas pessoas continuam a ser intimidadas ao longo do tempo.

Penso ser importante referir este aspecto pois cada um tem de ser consciente do que estará a fazer no próximo dia 20 de Setembro.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: