segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vamos todos presos!... (sim, é um título irónico...)

Carris, 20 de Setembro de 2008

Como já foi aqui dito por várias vezes, no passado dia 20 de Setembro teve lugar uma actividade promovida por um grupo de cidadãos preocupados que teve como objectivo limpar a zona das Minas dos Carris. Sabendo o autor deste blogue, que não é homem de confusões, da condição especial daquele local e dos seus acesso no âmbito do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), teve o cuidado de elaborar uma carta ofício que foi remetida ao PNPG e na qual se propunha a actividade, solicitava uma autorização para a sua realização e pedia-se, se não fosse muito incómodo, uma colaboração por parte do PNPG na recolha e transporte dos detritos que por ventura fosse recolhidos. A carta ofício foi remetida ao PNPG em tempo útil no dia 21 de Agosto de 2008.

Com o passar dos dias e depois das semanas não recebi qualquer resposta por parte do PNPG em relação a este assunto. No dia 20 de Setembro um grupo de 18 pessoas compostas por amantes da Natureza acostumados a calcorrear a Serra do Gerês e por habitantes de Vilar da Veiga e das Caldas do Gerês, percorreu os quase 20 km para concretizar a actividade a que nos propusemos. Recolhemos quilos de detritos e acondicionamos quilos de ferro velho. O lixo possível de ser transportado foi trazido pelos participantes em sacos de plástico e mais tarde acondicionados em local próprio na zona do Vidoeiro. Fizemos tudo isto sem uma resposta por parte do PNPG. Transportamos quilos de detritos à força de braços que chegaram doridos à Portela do Homem de transportar dois, três ou quatro sacos de lixo cada um de nós. Chegamos ao fim com um sorriso no rosto. Com um sorriso no rosto porque fizemos o que nos havíamos proposto fazer. Com um sorriso no rosto porque soubemos que estavamos a fazer algo de útil para a área protegida. Com um sorriso no rosto porque sabemos que os animais que dambulam pela serra terão agora uma menor probabilidade de ficarem feridos ou mesmo morrerem por causa do lixo, do plástico, do vidro que sujava os Carris. Com um sorriso no rosto porque ajudamos uma comunidade e que partilhou connosco o prazer de fazer o que estávamos a fazer. Não sei se criamos amigos, mas forjamos amizades!

Hoje, dia 22 de Setembro, aconteceu algo que sinceramente já não esperava que acontecesse. Esperava que no seu silêncio o PNPG nos tivesse ignorado de forma inteligente... pelos vistos assim não o fez! Hoje, dia 22 de Setembro, recebi uma resposta à carta que havia enviado a 21 de Agosto... e mais valia não a ter recebido!

Por simples respeito não a vou reproduzir aqui neste blogue (acreditem que bem apetecia!), mas faço um resumo do que lá está escrito. Intitulada "Proposta de Acção de Limpeza da Área dos Carris do Parque Nacional da Peneda-Gerês", a carta começa por agradecer e louvar a disponibilidade que nós, grupo de cidadãos preocupados, teriamos para ajudar na limpeza do local. Porém, a inacessibilidade do local para meios de transporte e recolha do lixo impede o PNPG der o transportar, facto que iria piorar a situação actualmente existente ao concentrar grandes quantidades de lixo que ficariam à mercê do vento e da chuva, bem como da fauna, "...acabando assim por ser todo espalhado novamente." A carta refere também que o Plano de Ordenamento do PNPG não permite a deslocação aos Carris e assim é-nos informado que a solicitação que havíamos feito não é autorizada!

Finalmente, é referido que à necessidade de uma campanha de limpeza daquele local o PNPG não deixará de aproveitar a disponibilidade demonstrada para nos contactar "...para qualquer actividade que o PNPG possa organizar nesse sentido."

Como é óbvio, este carta tem de merecer uma resposta que não pode ser dada por via de um correio electrónico que se apaga sem deixar rastro e este blogue não será o seu papiro. No entanto gostava de dizer aqui alguma coisa sobre isto... Não deixa de ser confrangedor o facto de o PNPG admitir que existe uma grande quantidade de lixo nos Carris... quer dizer, existia porque nós já o limpamos! O facto de se admitir que existe uma grande quantidade de lixo e tendo em conta que ele não caiu do céu num dia de tempestade leva-nos a perguntar porque é que o PNPG já não organizou uma campanha deste tipo à mais tempo? O que é que o PNPG espera? Por outro lado, o estado da estrada de acesso aos Carris continua a ser motivo de desculpa falaciosa para nada se fazer! Pior de tudo é que nada se faz para se melhorar o caminho... e já nem vale a pena entrar em considerações de segurança para quem anda por lá... pois isso não acontece porque é... proibido! Adiante... o medo de estragar os veículos todo-o-terreno novos é algo de superior à importância de se efectuar uma limpeza de uma área sensível do PNPG. O PNPG não deveria de ter medo disso... não faltaria gente para ir aos Carris e transportar o lixo de volta. Mas também isso não é importante... nós trouxemos o lixo à força de braços. Por isso, não se preocupem...

Sabem o que devem fazer com o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês? Não sou eu que vos vou dizer, vocês têm muitos estudos para saber o que fazer... espero é que tenham uma moral para o fazer...

Esta entrada no blogue já vai longe e muito mais haveria que dizer. Se nesta altura estão tão chocados como eu em relação a este assunto então porque não escrever ao Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Norte, Doutor Henrique Miguel Pereira, e como cidadãos preocupados perguntar o porquê destas coisas acontecerem? Peçam-lhe para que os burocratas desçam à Terra e tomem consciência da realidade... sim, à mais mundo para além das paredes do gabinete!

...já chega!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

20 comentários:

Anónimo disse...

eu quero ser preso nos carris...lol.

José Carlos Callixto disse...

A postura do PNPG é, realmente, inadmissível. Mas apesar de este seu blog ter muitos e fiéis leitores, se o seu lamento (que é o de todos nós) fica por aqui ... o PNPG continua a ignorar. O meu conselho, portanto, é que comunique o caso aos jornais, rádios e TVs, como já achei o mesmo em relação ao garrano que encontrou morto e que, ao comunicar o caso às autoridades ... lhe perguntaram se tinha autorização para andar por lá!
Se alguma imprensa, rádio ou TVs noticiar essas aberrantes posturas de quem deveria pugnar pela protecção da Natureza e não o faz, o assunto terá muito mais impacto.
Um abraço e não desmoralize.

White Angel disse...

Rui,

Eu tenho uma foto comprometedora com aqueles dois.... Lembraste???

Se me levarem presa eu publico a foto no meu Blogue:):):):):)

Mas se for preciso voltar la vezes sem conta, eu volto... e volto a descer carregada... Como diz o Antonio e todos os outros, foi uma satisfação muito grande.

Abraço montanheiro.

Rui C. Barbosa disse...

O problema é que os dois que encontramos não fazem a mínima ideia do que se passa em Braga. A reacção deles quando lhes disse o que íamos ali fazer foi uma reacção positiva e disseram que o nosso trabalho era de louvar, e que até iam fazer uma referência ao director do PNPG do nosso trabalho. Eu disse-lhes que não o fizessem...

Uma coisa são as burocracias e os burocratas que passam os dias sentados entre quatro paredes, outra coisa são os guardas que andam pela serra a vigiar e cujo dia-á-dia é passado em contacto directo com a área protegida.

Anónimo disse...

Parece uma anedota... INACREDITÁVEL!!!

White Angel disse...

Rui,

Eu sei disso, alias a foto so comprova o que acabaste de dizer... era mesmo ironia...

Preto disse...

Pois muito bem... continuamos nisto!!
O nosso meritório esforço não foi inglório, neste momento os Carris estão mais leves do esterco que alguns inergúmenos acabam por lá deixar...
Naquele sábado ainda estive com 'um daqueles dois' durante a noite num local bem frequentado do Gerês. Perguntou-me se tinha corrido tudo bem e se tínhamos trazido muito coisa. Aqueles são boa gente, amantes e amados do Gerês...

Rui e caros amigos, está na hora de organizar algo que seja mais profundo... que marque! Este 'estado das coisas' não pode continuar...

Beijinhos e abraços a todos, sobretudo aos companheiros da limpeza.

Rui Martins

NO GERES disse...

Isto é VERGONHOSO. Na proxima também vou e não me importo de ser preso, porque de certeza que irei de consciência tranquila e com o pensamento de que fiz o mais correto.

Abraço Rui
Continuação de um bom Trabalho

RotasdoBarroso disse...

BOAS TARDES AMIGOS ..

APESAR DE CHEGAR TARDE PARA APANHAR O LIXO, NO DIA 20 ESTOU SOLIDÁRIO COM TODAS AS VOSSAS INICIATIVAS SEJA PARA LIMPAR O PNPG OU PARA TERMOS UM PARQUE LIVRE PARA MONTANHEIROS( POIS SOMOS NOS OS MELHORES GUARDAS DO PARQUE)

POR UM PNPG PARA TODOS

MIGUEL MOURA

Little Devil disse...

Mas alguém ficou admirado com a resposta do PNPG??? Era de esperar...

MEDRONHO disse...

Posso fazer referência no UPB!??!

p.s.:acho que divulgar "a carta" nos mass média era boa ideia, para verem o que o PNPG (não) faz!!

abraço

medronho

Anónimo disse...

Numa das vezes que fui aos Carris reparei que umas antigas fossas de umas casas estavm transformadas em vazadouro. Eu, que já achava que a zona estava suja, fiquei parvo com o que vi. É que o lixo que se faz lá em cima resulta do que levamos cá de baixo, portanto não custa muito regressar com ele. Só que o lixo de muitos já custa muito. E ali estava lixo de muitos que não se deram ao trabalho de carregar um saquito. Imagino que só tenham conseguido limpar o lixo espalhado que não devia ser pouco. E isso já muito. Mas se o PNPG está tão preocupado com o lixo não faz nada? O lixo é mau apenas quando alguém fala nele? Ou é mau sempre?
Apesar de tudo, eu culpo mais o ICNB, que asfixia o PNPG, que os técnicos te responderam. Os guardas então são os últimos culpados, apesar de serem os primeiros a actuar com as infames multas.

Preto disse...

Antes de mais os meus parabéns a todos os parceiros de caminhada... foi óptimo ver como cada um tem um ponto de vista diferente da Serra e como cada um a ama a seu modo.
Relativamente ao PNPG, caros amigos, isto já não vai lá com paliativos... é necessária e premente uma posição de força (não física, leia-se).
Vamos falando...

Rui Martins

Rui C. Barbosa disse...

Eu posso disponibilizar uma cópia da carta a quem quiser. Seria bom que isto fosse divulgado por outras páginas e principalmente que o PNPG recebesse algum protesto por escrito relacionado com o que se passou.

White Angel disse...

Rui,

Envia me copia dessa carta.

Miguel!!!!!!!!!!!!!

Podias te ter identifacado,:) ja teclamos e eu não sabia que eras tu!!!!!

Abraço

White Angel disse...

Paulo!!!!! Vou ser sincera, pensava que te ia encontrar la :(

Chefe!!!! Pensava que do UPB mais gente fosse participar:(

Abraço Montanheiro

DuK disse...

Bons dias a todos.
Caro Rui Barbosa, antes de mais, parabens pela iniciativa que infelizmente não pude participar pois estava ausente.

Eu ca gosto de falar curto e grosso...
Mas esses gajos pensam que sao o que???? Nao ponhem la os pés durante anos a fio, vêm o parque que dirigem por fotografias, sao coniventes com empresas de turismo que abertamente e por todos os meios possiveis publicitam e organizam caminhadas em troco de €... enfim... sabem o que vos digo?
Num pais realmente democratico, deveria ser relativamente facil a população distituir entidades que não cumprem o seu dever.
Alem da divulgação atraves dos blogs, acho que seria util fazer chegar o facto aos media.

MEDRONHO disse...

Pretendia uma cópia da carta.

Vou fazer um post sobre o que o PNPG (não) faz!



medronho
p.ss: Duk...tenho a mesma opinião que tu. E sejas bem aparecido!!

Indio ; 666fugem ; Lobo disse...

Olá a todos.
"JÁ CHEGA, ISTO É UMA VERGONHA" não
podemos baixar os braços, vamos a luta...vamos publicar a carta em todo lado (jornais,revistas, TVs) eles não tem vergonha do lixo mas vão ter de uma carta.
Ao guardar a carta na gaveta estamos todos a bater palmas a esses senhores...

Anónimo disse...

Parabens... estive nos carris este domingo dia 23 e estava tudo limpo... temos de preservar o que é ha de mais belo em portugal...o geres... o lixo que levei trouxe-o todo...
parabens pela boa atitude...