terça-feira, 17 de junho de 2008

Notas históricas (XXXV)

Carris, 25 de Fevereiro de 1943

A história dos primeiros anos de exploração mineira na zona de Carris mostra-nos um «combate» intenso pela posse das concessões mineiras registadas a partir de Junho de 1941. Estas disputas só terminaram em Setembro de 1943 quando os detentores dos diferentes registos mineiros cederam as suas concessões à Sociedade Mineira dos Castelos, Lda.

Com sede no Porto, a Sociedade Mineira dos Castelos poderia certamente fazer parte das muitas sociedades mineiras alemãs que naqueles anos conturbados da Segunda Guerra Mundial exploravam muitas minas no território nacional.

No fundo, a cedência das concessões à Sociedade Mineira dos Castelos vem terminar com as disputas que impediam a exploração do volfrâmio na zona dos Carris e do Salto do Lobo, abrindo assim a porta para a exploração em massa dos filões aí existentes.

A 23 de Fevereiro de 1943 tem lugar na cidade do Porto uma reunião na qual os detentores do registo mineiro 318 (José Maria de Freitas, António Barroso, Domingos Lopes, Domingos Gonçalves Pereira e Adriano Ferreira Fontes) cedem todos os seus direitos a António Augusto Gomes. A cedência de direitos é feita em troca de 80 contos... De salientar que os detentores do registo 318 haviam dado entrada na Câmara Municipal de Montalegre com o pedido de concessão a 20 de Setembro de 1944.

Por outro lado, a 25 de Fevereiro tem lugar uma outra reunião na cidade do Porto na qual António Augusto Gomes cede os direitos de concessão a Hans Carl Walter Thobe, sócio-gerente da Sociedade Mineira dos Castelos. Da mesma forma a cedência de direitos é feita em troca de 80 contos, podendo-se assim pensar que António Augusto Gomes teria sido um mero intermediário na troca efectuada.

Neste dia tem também lugar uma outra reunião na qual a sociedade Domingos da Silva Lda. cede todos os direitos do registo mineiro 303 a Hans Carl Walter Thobe (a cedência é feita ao preço de 95 contos). Não deixa de ser interessante o facto de nos documentos que atestam esta cedência o nome de António Augusto Gomes surgir como sócio-gerente e em representação da firma Domingos da Silva Lda., facto que não aconteceu a 23 de Fevereiro quando se levou a cabo a cedência do registo 318 e que poderia ter posto em causa essa cedência.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

MEDRONHO disse...

Tens mais dados sobre este individuo: Hans Carl Walter Thobe!??!

Continuação de BOM trabalho :)

Rui C. Barbosa disse...

Não. O nome surgiu nos documentos que consultei e que estão relacionados com os primeiros anos da exploração em Carris... Após o final da Segunda Guerra Mundial a sociedade que geria abre falência e passa a ser representada por uma comissão liquidatária. Muito provavelmente estaria ligado ao regime alemão. Sei que o governo português constituiu uma série de comissões para referenciar os bens almães em Portugal após a guerra, mas não sei o que terá acontecido a estas pessoas.