terça-feira, 24 de junho de 2008

A chave da cozinha das Minas dos Carris

Carris, 1 de Junho de 2008

É uma realidade, é difícil encontrar artefactos de interesse nas Minas dos Carris. Já procurei por quase todos os cantos, buracos nas paredes, restos de tectos, debaixo de pedras, por entre ressequidos tijolos e nada... não há nenhuma descoberta fantástica que possa constar dos anais arqueológicos nacionais. Tirando uma fechadura misteriosa e o resto de uma pá ferrugenta (a lendária "pá do Serrinha") o meu espólio sobre as Minas dos Carris resume-se a papéis e mais papéis, e uns milhares de fotografias...

Mais recentemente recebi algo que veio valorizar a minha parca colecção de artefactos dos Carris. No fundo, é algo que pensei jamais existir mas que foi religiosamente guardado pelo Miguel Campos Costa e que ele decidiu ficar para mim. Já aqui referi que nunca tive a oportunidade de conviver de perto com o Miguel, se bem que a nossa ligação àquele local é muito forte e foi através do tema "Minas dos Carris" que acabamos por nos conhecer. O Miguel deixou-me ficar muita informação sobre as Minas dos Carris, mas o objecto a que eu dou mais valor é a chave que abria a fechadura da porta da cozinha que servia a cantina pequena das Minas dos Carris.
Fica o meu agradecimento eterno ao Miguel. Sei que sempre que for a Carris estarei perto dele e estarei atento aos seus conselhos. Fizemos a homenagem devida ao Miguel e gostava que o lugar onde essa homenagem se encontra fosse agora conhecido como "Varanda do Miguel".

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: