terça-feira, 22 de abril de 2008

Arqueoexpedição (III)

Carris, 6 de Abril de 2007

Entre os próximos dias 25 e 27 de Abril terá lugar a primeira arqueoexpedição às Minas dos Carris. O principal objectivo desta actividade é o de tentar descobrir aqueles que poderão os últimos vestígios da actividade nas Minas dos Carris, para além de tentarmos fazer um estudo dos edifícios existentes.

De forma geral o programa das actividades a realizar será o seguinte: após a chegada às Minas dos Carris iremos proceder ao reconhecimento dos edifícios e iremos tentar retirar alguns detritos para poder visualizar sem obstáculos o seu interior. Em algumas das casas é ainda possível se observar o chão original ou alguns conjuntos de azulejos simples. Vamos tentar procurar aqui algo que possa estar esquecido e que tenha passado despercebido ao longo de anos de esquecimento, intempérie, destruição e vandalismo. Nesta fase iniciaremos também a georreferenciação dos edifícios e iniciaremos a catalogação, caracterização e registo fotográfico dos muitos abrigos existentes dentro da área delimitada pelo marco geodésico dos Carris, Corga da Carboeirinha, Salto do Lobo, Lamalonga, Garganta das Negras e Altar de Cabrões.

No segundo dia de actividades iremos proceder à continuação dos trabalhos de georreferenciação dos edifícios das Minas dos Carris e iniciaremos a caracterização dos locais de maior perigo na zona) zonas de abatimento, entradas de mina, explorações a céu aberto, etc.). Incluído nestes trabalhos encontra-se a caracterização da concessão da Corga das Negras com o registo dos vestígios mineiros lá existentes. Ainda neste dia está prevista a análise do subsolo em zonas seleccionadas.

O último dia de trabalhos está reservado para a exploração do Salto do Lobo, a zona a céu aberto onde foram levadas a cabo as primeiras extracções mineiras a céu aberto. Neste dia iremos ainda tentar georreferenciar todos os locais de sondagem mineira na zona dos Carris e se o tempo o permitir iremos tentar caracterizar as sondagens levadas a cabo na concessão de Cidadelhe.

Tal como o trabalho que tem sido feito até aqui, será um trabalho amador que terá por base os objectivos que sempre nortearam os meus objectivos em relação a este projecto que foi iniciado com o blogue.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai ser obra!!!
E digna de ser convenientemente documentada e dada a conhecer ao público em geral. Se acharem que vale a pena (e acredito que valerá) tentem publicar aqui ou em papel os resultados.
FAÇAM HISTÓRIA.

MEDRONHO disse...

BOM TRABALHO.

Aguardamos mais desenvolvimentos.


Abraço :)


p.s.: vcs levam algum antigo mineiro?!?!

White Angel disse...

Grande Chefe Medronho!!!!!

Não te preocupes... que esta gente vai muito bem acompanhada :)))

Saudações Montanheiras