quarta-feira, 27 de junho de 2007

Zonas de perigo nos Carris...

Carris, 26 de Junho de 2007

Aparentemente o Parque Nacional da Peneda-Gerês irá colocar avisos nas áreas mais perigosas do complexo mineiro dos Carris. Sem dúvida uma atitude prudente que peca por tardia. Não se compreendo que os avisos só cheguem ao fim de tantos anos.

Ao se assinalar os locais de mais perigo naquela zona não se deverão assinalar somente as entradas das minas mas também a represa e de forma geral o complexo devido ao seu estado ruinoso.

Aqui fica uma lista dos locais que eu, na minha humilde ignorância mas com a experiência de 108 visitas a Carris, acho que são os mais perigosos (este não deve ser o roteiro a seguir no local, mas deverá servir para que as pessoas que visitam o local e para aqueles que organizam as visitas proibidas a Carris tomem consciência do perigo que esses locais representam):

Coordenadas: 41º 48'41N - 8º 2'30O - altitude: 1420 m

Localizada do lado esquerdo da rampa que dá acesso à zona industrial dos Carris, esta entrada de mina encontra-se completamente inundada. O gotejar constante no seu interior indica a presença de diversas fendas que por outro lado pode ser indicativo de uma instabilidade do local.

Coordenadas: 41º 48'27N - 8º 2'38O - altitude: 1409 m

Passando duas zonas de colapsos de galerias encontramos o que será talvez o local mais perigoso de todo o complexo mineiro de Carris. Ao se encontrar completamente desprotegido é um convite ao se aproximar para espreitar... Um desiquilibrio dá direiro a uma queda a pique com mais de 65 metros!

Os mais curiosos podem ver imagens do interior deste poço neste blogue em http://carris-geres.blogspot.com/2007/04/viagem-s-entranhas-da-terra.html .

Coordenadas: 41º 48'25N - 8º 2'38O - altitude: 1407 m

Outro local extremamente perigoso encontra-se escondido pela vegetação rasteira existente não muito longe do local anterior. Ao nos deslocarmos para a esquerda do grande poço, chegamos a uma zona de abatimento e colapso das galerias da mina. Em resultado deste colapso abriram-se duas entradas: a que é visível na imagem orignou um pequeno poço que deverá ter uma profundidade de cerca de 10 metros; o colapso originou também uma entrada directa na mina que actua como um canal de escoamento das águas das chuvas para o interior da mesma.
Entre este local e a antiga entrada da mina, que é antecedida por uma construção em ruínas, encontra-se um respiradouro da mina principal a 41º 48'34N - 8º 2'36O - altitude: 1399 metros. Muito cuidado aqui...

Coordenadas: 41º 48'34N - 8º 2'35O - altitude: 1388 m

A entrada para a principal mina existente nos Carris (a concessão do Salto do Lobo) acabou por abater há alguns anos devido ao efeito das chuvas sobre os suportes em madeira. Porém, este abatimento acabou por criar uma nova abertura que dá acesso ao interior da mina. A nova entrada é muito instável e deverá colapsar brevemente.

Como referi, todo o complexo mineiro apresenta várias zonas onde todo o cuidado é pouco. Antes de assinalar mais duas zonas de perigo, fica aqui uma imagem da antiga lavandaria que agora em ruínas é um local onde toda a prudência é pouca pois a vontade de espreitar para o fundo é muita...
Ao nos dirigirmos para o local onde se situava a antiga antena de comunicações sobranceira ao final da Garganta das Negras, encontramos uma paisagem única e uma nova entrada de mina...

Coordenadas: 41º 48'46N - 8º 2'37O - altitude: 1439 m

É uma mina de pequena extensão com alguma água no seu interior (Fotografia: Inês Costa).

Coordenadas: 41º 48'57N - 8º 2'41O - altitude: 1460 m

Termino o meu passeio virtual pelas zonas de perigo dos Carris com esta imagem que nos mostra um poço situado por entre a escombreira de explorações a céu aberto... sem dúvida um local onde se deve ter muito cuidado!

Fotografias © Rui C. Barbosa (excepto onde assinaladas)

Sem comentários: