terça-feira, 3 de abril de 2007

Viagem às entranhas da Terra!

Carris, 1 de Abril de 2007

Ao criar este blog o meu objectivo foi o de dar a conhecer as Minas dos Carris, a sua História, os seus lugares e possivelmente as suas gentes. O local tem uma aurea mística e a nossa presença lá adquire um significado quase religioso... o silêncio impera e impõe-se...

O sistema de obtenção de imagem é cuidadosamente baixado para o poço. Nesta fotografia nota-se o estado em que se encontram os bordos do poço e especial atenção para a base de sustentação dos dois pilares que com o tempo se vai tornando cada vez mais frágil, insegura e perigosa!

As minas têm os seus segredos e os seus perigos, e caminhar em certas zonas requere o máximo cuidado! Uma dessas zonas situação na área que designo como 'Área Industrial' onde se faria o tratamento do minério. Basicamente trata-se de um poço no qual se deveria proceder ou á extracção do minério ou à extracção de resíduos pois só assim faz sentido a existência de cabos de elevador detectados no poço.

A curiosidade humana é imensa e todos nós já nos abeiramos do abismo escuro para termos uma melhor visão do poço que se abre perante nossos pés. Mesmo este abeirar representa por si só um perigo, pois o desconhecimento do estado do local não nos dá a segurança total. Uma medição não muito precisa deu-nos uma profundidade de cerca de 65 metros sempre em queda!!!

As imagens que estão aqui disponibilizadas foram obtidas de forma automática utilizando a improvisação de um sistema que nos permitiu observar o interior do poço sem colocar em risco as nossas vidas. A sua disponibilização tem como função mostrar por um lado o interior do poço e como seria a laboração mineira aquando do funcionamento das minas, e por outro pretende também mostrar o perigo que enfrentamos ao nos abeiramos tão perigosamente do seu bordo.

Brevemente disponibilizarei na totalidade o vídeo que mostra como seria a descida (ou a queda!) até ao nível mais inferior do poço.
Possível galeria encerrada com pedras.

Uma galeria torna-se visível.

O chão da galeria está coberto de escombros.


Cabos no chão da segunda galeria (cabos eléctricos; cabos de elevador?).

No chão da galeria observa-se a presença de carris.


No chão da galeria observa-se a presença de carris e cabos.



Fotografias © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Fotos espectaculares.
Descobri este blog e faço intenções de visitá-lo regularmente. Vendo essas fotos tento relembrar a última vez que estive nos carris, à 15 anos...

Anónimo disse...

Simplesmente.....Fantastico!!!!
"Mortalhas Produções" há procura do desconhecido e daquela curiosidade quase juvenil que nos atrai.:):)
Já subi imensas vezes os carris, nao tantas como tu..mas quase:), uma grande parte delas contigo e com outros, e claro a mitica 100º!!:)
Mas realmente este dia (1 de Abril)e penso que concordas, foi como se subisse-mos pela 1ª vez os carris...a sensação do friozinho na barriga e a excitação foram as mesmas...A paisagem transformou-se a nossa frente!!!Começamos a caminhada com um dia limpo céu azul, embora frio, e acabamos no meio de um nevão, que em pouco tempo cobriu toda a serra...Foi sem duvida uma das melhores caminhadas que fiz...
Fazemos parte da serra e a serra parte de nós!!

Anónimo disse...

Foi sem duvida a minha melhor subida a Carris!Ate ao momento conto ai umas 7 ou 8 subidas em que todas me marcaram por qualquer motivo.Mas esta foi especial!Sempre tive a curiosidade de descobrir como era a mina que ha tanto tempo me fascina e acho que nunca tive tao perto como neste dia.Podia ser so mais uma simples subida,igual a tantas outras que se podem fazer.Mas em Carris e sempre especial!E ainda ficou mais marcada pelo nevao que se abateu sobre nos!Foi das poucas vezes em que atingi o objectivo de chegar a Carris e nao me senti cansado!Aquele lugar tem um msticismo enorme sobre todos os que la chegam,e qualquer coisa que nos faz sntir bem e voltar la vezes em conta!!!
Simplesmente...Espetacular!!!!