segunda-feira, 9 de abril de 2007

Ao fundo vê-se uma luz...

Carris, 6 de Abril de 2007

Lembro-me da primeira vez que fui a Carris... a vontade de tudo ver, tudo conhecer, tudo abarcar! Lembro-me de como naquele ímpeto decidimos descalçar as botas e entrar na mina... a água gelada que nos magoava os pés naquele dia nublado de Setembro; os pés que se enterravam no lodo; o lodo que passava entre os dedos dos pés... que entretanto iam doendo com o frio da água... O sentir a madeira mole, podre nos pés... os olhos que se habituavam à fraca luz, a intensidade das lanternas...

Uma salamandra nada nas águas geladas do interior da Mina dos Carris (fotografia © José Afonso Duarte).

O espreitar pelos buracos, olhar nas fendas na esperança de recuperar algo há muitos anos esquecido... a esperança de ver algo único... aquilo sem dúvida era, e ainda é, algo único!!! Os pés que doiam cada vez mais na água gelada, no chão frio... O olhar pelas galerias, ver os carros dos mineiros parados há tantos anos e com tantas estórias para contar!

As cancelas enferrujadas são um aviso para a queda no poço da Mina dos Carris.

O poço da mina, o escutar da água que cai no fundo e a imensidão da escuridão lá no fundo... o leve reflexo da luz da lanterna, o quadro do elevador no chão... uma pá, um rastilho... e os pés... Aquela galeria com a madeira caída da derrocada, incapaz de aguentar o seu próprio peso... o muro de betão... a quantidade de água do outro lado, límpida e cristalina... nunca vi água tão limpa!

O seu fundo escuro esconde do olhar uma grande queda no interior do poço da Mina dos Carris.

Os amigos que descem à mina... um nível, dois níveis, três... sempre a descer,... "até custava respirar!!!" diz um deles... "...e a escuridão? nunca estive num local tão escuro!..."

Um aspecto do interior de uma das galerias do nível térreo da Mina dos Carris.

...os pés que congelam naquele dia de Setembro, do interior da mina ao fundo vê-se uma luz...

"...mas porque diabo deixamos as botas lá fora?!?!"


O velho e enferrujado elevador da Mina dos Carris.


Mais um aspecto do elevador da Mina dos Carris. Na perede são ainda visíveis os pontos de fixação do quadro de controlo do elevador.

Um carro de minério jaz imóvel numa das galerias da mina.

Aspecto do interior de uma das galerias no qual ocorreu uma derrocada.

Um carro de minério.

As imagens aqui disponibilizadas foram obtidas após se analisar o estado do interior da mina e de garantir a nossa segurança.

As minas abandonadas em Carris representam um grande perigo e não se aconselha a sua entrada.

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: