terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Venha-se a próxima...

Carris, 27 de Janeiro de 2007

É tempo agora de reflectir sobre os dois dias passados a conquistar a 100º ida a Carris. Na realidade tratou-se mais de um facto pessoal e foi de forma pessoal que vivi o momento da chegada a Carris. Ao longo da subida o vento foi sempre forte e frio, mas quando cheguei perante os últimos metros antes da antiga cancela de acesso ao complexo, a visão foi a de um mar de neve levantado pelo vento... uma saudação por mais uma vez me encontrar em Carris.


Havia muita gente nesse dia... sem dúvida uma visita rápida e fugaz por entre as casas. A ida á lagoa, o deambular por entre as ruínas, a visita ao abismo que em tempos foi uma entrada para a mina... A meio da tarde já só estavamos nós... terminara a hora da visita. Aproveitando a calmaria para mais uma fotos passei pelas antigas oficinas e casas dos guardas procurando pequenos detalhes, pelo dormitório, cozinha e cantina que já hà muito não sente o cheiro e os sabores da comida. Olhei para o velho depósito de água cheio de lixo e fotografei o Penedo da Saudade já com a luminosidade rubra do pôr-do-Sol.

Foi uma noite gélida com -4,5ºC e muito vento que teimava entrar no compartimento onde nos encontravamos. O novo dia nasceu com mais vento e mais fotografias. O objectivo era tentar obter o maior número possível de imagens dos edifícios antes que estes desapareçam de vez... à medida que o tempo vai passando parece que a destruição em Carris se acentua e torna-se complicado tentar identificar para que serviria este ou aquele edifício. Infelizmente o frio andou a brincar com a minha máquina fotográfica analógica outra vez e algumas fotos saíram mal, mas o objectivo principal foi conseguido.

Chegada a hora de regressar e olhando para trás, é como se fosse um começar de novo... Na descida tive a oportunidade para vislumbrar o velho trilho de pé-posto que em tempos existia na Encosta do Sol... uma nova aventura se adivinha!

Esta foi a 100º ida às Minas dos Carris... venha-se a 101!

Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Manuel Silva disse...

Ainda só fui duas,apesar de já lá ter desejado voltar por inúmeras vezes, mas isto é realmente algo que me motiva a lá voltar!