sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Trilhos seculares - Pequena Rota dos Prados

 


Tarde de céu limpo, mas com um vento frio que fazia lembrar os dias de Inverno nos quais nos encontramos. Fiz este pequeno percurso iniciando no estacionamento do Miradouro de Junceda e seguindo na direcção da Casa Florestal de Junceda, andando depois pelo traçado do Trilho da Silha dos Ursos.

Passando a Fonte de Junceda, segui pelo Vale do Meio e depois pela Manga da Tojeira até chegar à pequena portela com vista para Gamil. Aqui, segui a direcção do Pé de Cabril passando pela Fenteira do Prado e chegando depois ao Prado com o seu abrigo pastoril. No Prado foram recentemente plantadas novas árvores que no futuro irão trazer mais sombra e tornar o espaço ainda mais agradável.


Saindo do Prado para Oeste, entrei então no Covelo de Cima seguindo e melhorando as mariolas até chegar à junção do carreiro que vem da Portela do Perro e segue para Gamil / Redondelo. No fundo do Covelo a paisagem abre-se por breves momentos para a albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas tendo como fundo a Serra Amarela.

Subindo ligeiramente a encosta, o percurso segue então em dois sentidos podendo optar pelo Redondelo ou pelo Curral de Gamil, tendo seguido na direcção deste. Após passar o curral cheguei à Fonte de Gamil e segui o percurso do Trilho da Silha dos Ursos até voltar ao ponto de partida.























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: