segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

"Miliários do Conventus Bracaraugustanus"

 


Indeléveis da paisagem histórica do Parque Nacional da Peneda-Gerês, os marcos miliários são o vestígio mais abundante da presença dos romanos neste território.

Para compreender um pouco mais sobre a sua passagem pela Serra do Gerês, "Miliários do Conventus Bracaraugustanus", de Martins Capela, é uma leitura indispensável.

Em 1895, depois de mais de vinte anos de trabalhos de recolha de materiais, leitura e correspondência científica e uma grande dose de reflexão, sai finalmente a publico, sobre a forma de livro, a súmula de todos estes esforços em prol do estudo e inventariação dos restos arqueológicos e epigráficos do período romano no Noroeste português – Milliarios do Conventus Bracaraugustanus em Portugal. Resistindo às solicitações e proposta para que os resultados desta investigação fossem sendo divulgados, quer no Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal, e depois ao Corpus Inscriptionum Latinarium de E. Hubner, o trabalho salvaguardaria assim a sua unidade de conjunto e elevar-se-ia da publicação desgarrada à primeira grande síntese histórico-epigráfica do período da civilização romana a norte do douro”.

Sem comentários: