sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Trilhos PNPG - Trilho da Preguiça

 


Percorri o Trilho da Preguiça, Serra do Gerês, num dia de céu limpo, mas frio que começou com a paisagem rural do Campo do Gerês coberta pela geada!

O Trilho da Preguiça percorre a Encosta do Arnado, sobre a vertente esquerda do vale de falha do Rio Gerês.

Este pequeno, mas interessante e bonito percurso, pretende proporcionar ao visitante não só um contacto direto com a natureza, mas também, despertar o sentimento de pertença à comunidade envolvente e estimular a vontade pelo saber. É nesta grande diversidade de coberto vegetal que reside o principal interesse desta região. Por um lado, preserva formações vegetais com uma diversidade de espécies e uma estrutura relativamente próximas da vegetação primitiva que cobria toda a região – o carvalhal. Por outro, apresenta outras formações vegetais que evidenciam o impacte de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, a pastorícia, a produção florestal, o fogo e a introdução de espécies exóticas sobre a cobertura vegetal original.

O folheto do Trilho da Preguiça pode ser obtido aqui e o seu percurso aqui.

Fiz o percurso iniciando a caminhada para Sul. O carreiro vira a Nascente e percorre as imediações da Casa Florestal da Preguiça antes de iniciar a subida da Encosta do Arnado através dos velhos caminhos dos Serviços Florestais e de carreiros criados para o percurso em questão. Em breve, atravessamos o Ribeiro da Laja e continuamos a subir por um frondoso carvalhal, memória do antigo coberto vegetal. O percurso vai continuar encosta acima, oferecendo uma interessante perspectiva do espigão Sul do Pé de Cabril e da Costa de Istriz e do Maninho.

Após atingir o seu ponto mais elevado por entre grandes blocos de granito, o percurso inicia a sua descida que nos levará às proximidades do Rio Gerês e ao antigo caminho que ligava as Caldas do Gerês à Portela de Leonte. O caminho vai-nos levar a atravessar o Ribeiro da Cantina e a velha calçada portuguesa antes de chegar ao abrigo pastoril (forno pastoril) do Curral de Mijaceira. Continuando o percurso, iremos passar uma velha ponte sobre o Rio Gerês e mais adiante chegamos à base da Cascata de Leonte.

Na Cascata de Leonte o PR10 TBR inverte o sentido, percorrendo a distância anterior até encontrar o sinal que nos indica uma viragem à direita, descendo para mais próximo do Rio Gerês. Antes de chegar à margem do Rio, passamos pelo enigmático Curral da Laja e continuamos a descer até chegarmos à Cascata da Laja. O final do percurso fica então a poucas centenas de metros. Sendo um percurso circular, o caminho leva-nos ao ponto de partida, podendo ainda fazer um curto desvio até ao Miradouro da Preguiça e apreciar a paisagem do Vale do Rio Gerês até à albufeira da Barragem da Caniçada.































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: