quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Paisagens da Peneda-Gerês (MCLXXIX) - Bico da Geira

 


No Bico da Geira, Serra do Gerês, localiza-se a Milha XXXI da Via Nova, conhecida em Terras de Bouro como 'Geira Romana'.

Localizada na freguesia de Campo do Gerês, a uma altitude de 610 metros, apresenta magnificas evidências da forma como os miliários eram extraí­dos dos afloramentos graní­ticos, distinguindo-se num deles as marcas rasgadas para a implantação das cunhas em madeira, tendo o trabalho sido abandonado já após terem sido abertas as cunheiras. Ainda hoje se observa um esboço de miliário que nunca chegou a ser completado.

Neste local, para além da pedreira de onde foram retirados os miliários, foi exumado um conjunto de 21 miliários, dos quais sete conservam as inscrições: Adriano (117-138), Décio (249-251), Caro (282-283), e Licí­nio (308-324). De realçar que aqui foi também encontrado um pequeno miliário semi-enterrado, que conserva traços de pintura a ocre. Perante esta evidência é possí­vel que também os outros miliários fossem, regularmente, pintados.

Para além dos miliário e da pedreira, observam-se restos de uma calçada com pedras bem fincadas, para facilitar a passagem da Ribeiro de Pedredo que desce da montanha. Nesta zona a via já transcorre a Mata de Albergaria, um imponente carvalhal, onde também se notam inúmeros azevinhos e muitas outras espécies arbóreas.

O traçado do caminho romano desta milha à seguinte foi coberto pela estrada aberta pelos Serviços Florestais.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: