quinta-feira, 29 de março de 2018

Trilhos seculares - Pelos caminhos de Fafião.


A última vez que estive em Fafião fiquei intrigado por umas marcas de Pequena Rota existentes na aldeia e que não faziam parte de qualquer percurso que conhecesse. Boa razão para «descobrir» aquele pequeno segredo que está ali à vista de todos.

De facto, acabei por descobrir um percurso que penso virá a ser (mais) uma valia para Fafião quando estiver totalmente implementado no terreno, pois as paisagens que nos oferece vêm na linha do que Fafião já nos habituou. Em tempos disse que ninguém deve dizer que conhece a Serra do Gerês sem conhecer os domínios desta aldeia, pois é aqui onde o Gerês flecte os seus músculos.

Assim, este futuro percurso leva-nos a passar pelo Fojo de Fafião e desce para a estrada, passando pelo monumento ao lobo e descendo em direcção ao Rio Toco depois de passar ao lado do velho lagar de azeite. Devido às recentes chuvas, não foi possível atravessar para a margem direita do Toco o que me levou a improvisar e subir para a estrada para atravessar a ponte, tomando a sinalética de novo e seguindo pelo Quelhão onde nova dificuldade impediu de atravessar o rio. Seguindo pelo velho carreiro, acabaríamos por encontrar o percurso já mais acima, levando-nos às paisagens do Trilho da Vezeira de Fafião.

O percurso vai-nos levar até aos altos da Roca de Touro onde as imensas paisagens Geresianas estavam encobertas pelas nuvens. Descendo depois para a estrada entre Fafião e Pincães, o percurso levar-nos-ia de volta à pequena aldeia.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (todos os direitos reservados)

Sem comentários: