sexta-feira, 29 de outubro de 2010

S. Miguel de Entre-Ambos-os-Rios

Bem, nem eu esperava um dia colocar uma entrada sobre este tema no blogue, mas este é um dos tesouros escondidos no Parque Nacional da Peneda-Gerês e este não vive só de montanha e afins. Vive também do seu passado e da forma como o Homem nele habitou. Essa forma, está representada nos monumentos megalíticos, nos monumentos romanos e nos monumentos clássicos que podemos encontrar em muitas aldeias no interior do parque nacional.

Um desses exemplos, e sempre uma boa sugestão de visita num fim-de-semana prolongado, é a Igreja Matriz de S. Miguel de Antre-Ambos-os-Rios, inserida no seu núcleo museológico. Aí, podemos ver que o tecto da nave da igreja guarda uma excelente composição pintada de perspectiva ilusionistica , ao estilo rococó, com medalhão da anunciação ao centro, arquitecturas fingidas, florões, anjinhos, tudo ao gosto de meados do Século XVIII e obra provavelmente de oficina bracarense.

Noutros medalhões e em composições de bom recorte, pode apreciar-se o padroeiro S. Miguel em glória, a entrega das chaves a S. Pedro por Cristo e, pintada sobre o coro alto, uma assunção da virgem, que formam, por todo o corpo da igreja, um conjunto admiravelmente enquadrado por uma envolvente de arquitectura fingida que segue bons modelos eruditos e mostra, na sua boa conservação, um pincel decorativo de muito bom estilo.

Assim, esqueça la a medíocre programação dos canais de televisão nacionais e visite o Parque Nacional da Peneda-Gerês este fim-de-semana.






Fotografias: © Arquivo PNPG (Jorge S. Barros) 

1 comentário:

Alice Lobo disse...

Deve ter existido influencia divina para escreveres sobre os anjinhos lol.. mas realmente é muito bonita, foram efectuadas obras á pouco tempo, demoradas, devido a que o tecto não comportasse qualquer alteração.