quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trilhos Seculares - Portela de Leonte / Costa de Maceira / Portela de Leonte

Não chegam os dedos das duas mãos e dos dois pés para contar os anos que estava para percorrer aquele trilho. Hoje chegou finalmente o dia.

De facto, á tomada de decisão ajudou a entusiástica descrição do meu companheiro de montanha Manuel Adriano. A forma como me falou daquele trilho crispou a curiosidade e hoje, numa belíssima tarde de Outono, lá meti pés ao trilho.

A minha ideia era a de um caminho fechado e de difícil progressão devido ao matagal. Enganei-me redondamente! Algo se passa no Parque Nacional da Peneda-Gerês que vai ser uma grande surpresa para os amantes daquelas paragens!!!

O trilho está aberto e largo, e a cada curva do caminho surje aquela emoção de uma nova surpresa, de uma paisagem que apesar de familiar nunca havia visto a partir daquele lugar.

Se ao princípio imaginava o meu destino, isto é o Prado do Mourô, rapidamente me enganei. Havia abandonado o pequeno vale que me levava em direcção a Maceira e pelas minhas contas caminhava em direcção ao trilho que faz a ligação entre a Portela de Leonte e o Mourô. E assim foi, numa volta do caminho lá surgiram as grandes lages graníticas que em muitos pontos definem o velho trilho.

Porém, a certa altura mais atrás, fiz uma pequena incursão no ambiente selvagem do Gerês, naqueles metros ganhos pela Natureza à rudeza do metal que em tempos idos ali marcou passagem. Mas este desafio vai ficar para outros dias que aí virão... sem precisar de tantos dedos para contar!

Algumas fotografias...


















Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Jorge Sousa disse...

Olá Rui,
acho que me abriste o apetite...
Abraço,
Jorge Sousa

Rui C. Barbosa disse...

;)

Então espera até saberes as novidades!!!