sábado, 9 de outubro de 2010

Visita etnográfica a Pitões das Júnias e Paredes do Rio

Já há muito que estava prevista a caminhada pelo Trilho da Cumeada através da Encosta do Sol até à Amoreira e Minas das Sombras, mas as previsões meteorológicas não deixavam grandes esperanças. O pior confirmava-se na madrugada de Sábado com a chuva a fazer-se sentir durante toda a noite e prolongando-se até ao meio-dia.

Não havia muitas alternativas e a caminhada prevista teve de ser adiada para melhores dias. Entre todos concordou-se num plano alternativo: uma visita a Paredes do Rio passando primeiro por Pitões das Júnias na esperança de melhores ares.

Assim foi, concentração em Braga e nas Caldas do Gerês, e depois do pessoal distribuído pelas viaturas lá rumamos a Pitões das Júnias por terras da Baixa Líma e da Serra do Xurés. Passando Tourém a visão de um magnífico arco-íris e os primeiros sinais de que a meteorologia iria melhorar. Chegados a Pitões das Júnias, café no Preto e curto passeio até ao pólo local do Ecomuseu do Barraso. Uma interessante visita onde se pode conhecer um pouco mais do dia-á-dia das gentes de Pitões através das explicações do Cascais.

Algumas fotos mais tarde e depois da malandrice de um cão local, rumamos a Paredes do Rio onde iríamos ao repasto depois de combinar uma rápida visita ao Pisão, ao Forno do Povo e à Casa da Travessa. Um agradecimento ao José Carlos Moura mais uma vez pela sua disponibilidade em nos mostrar alguns dos aspectos mais curiosos da pitoresca aldeia, sendo sempre interessante escutar as suas explicações sobre o viver local.

E foi assim mais um dia passado no melhor cantinho de Portugal...

Algumas fotografias...
















Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: