sábado, 14 de fevereiro de 2026

Turismo e autarcas reúnem-se no Campo do Gerês

 


Segundo anunciou o Município de Terras de Bouro, no dia 10 de Fevereiro "o Campo do Gerês foi o palco de uma reunião de trabalho decisiva para o futuro do único Parque Nacional do país."

"O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, reuniu as principais figuras do setor, nomeadamente Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que se juntaram aos presidentes dos outros municípios que compõem o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG): Olegário Gonçalves (Arcos de Valdevez), Manoel Batista (Melgaço), Fátima Fernandes (Montalegre) e Augusto Marinho (Ponte da Barca).

O objetivo central desta reunião foi o desenvolvimento de um protocolo de colaboração e de um plano de ação turística estruturado, desenhado especificamente para as necessidades dos concelhos que integram a área protegida. Com este passo, as entidades pretendem criar uma frente unida que permita potenciar a marca do Parque Nacional Peneda-Gerês, garantindo que o crescimento do fluxo de visitantes é acompanhado por uma estratégia de sustentabilidade ambiental e valorização do património natural e cultural.

Durante a sessão, os responsáveis debateram eixos fundamentais como a promoção conjunta do território, a qualificação dos serviços prestados aos turistas e a cooperação transfronteiriça com a vizinha Galiza, no âmbito da Reserva da Biosfera Gerês-Xurés. A união entre a administração central, através do Turismo de Portugal, a entidade regional e o poder local refletem a prioridade dada ao PNPG enquanto destino de natureza a nível mundial. Este plano de ação, que deverá ser formalizado brevemente, prevê não só o reforço do investimento no território, mas também uma gestão mais inteligente e equilibrada dos recursos, assegurando que o turismo continue a ser um motor de desenvolvimento económico para as populações locais sem comprometer a integridade do ecossistema."

Fotografia © Município de Terras de Bouro via Facebook

Sem comentários: