A História diz-nos que na Serra do Gerês, a Mina de Borrageiros e as Minas dos Carris foram os mais importantes complexos mineiros que ali laboraram.
No entanto, e escondidos dos relatos usuais, encontram-se dezenas de pedidos ou pedidos de concessões que resultaram em pequenas explorações com trabalhos de menor importância. Muitas destas minas serviram de reserva para as concessões principais (por exemplo, as explorações em Lamalonga e Corga das Negras eram usualmente retidas como reserva para a concessão do Salto do Lobo, nas Minas dos Carris).
A imagem em cima mostra quatro éditos de concessão publicados a 9 de Maio de 1947 e referem-se ao requerimento por parte da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. da concessão de três minas, nomeadamente Cidadelhe, Lamalonga n.º 1, Lamalonga n.º 2 e Lamalonga n.º 3.
A mina de Cidadelhe seria extensivamente (e ilegalmente) explorada no princípio dos anos 40 pela empresa mineira Azeredo & Osório Lda., enquanto as restantes três conceções foram exploradas ao nível do aluvião ali existente.
De notar que à data do requerimento das concessões, a sociedade Mineira dos Castelos, Lda. encontrava-se em fase de liquidação.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário