quarta-feira, 8 de maio de 2024

53.º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


O dia 8 de Maio de 2024 assinala o 53.º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

No dia 7 de Maio de 2024 o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgou uma nota de imprensa sobre o Dia Aberto do PNPG, promovido pela Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, referindo "Celebrações dos 53 anos do único Parque Nacional do país dia 8 de maio, a partir das 11h00, na Junta de Freguesia de Pitões das Júnias."

O ICNF mais uma vez, e vá-se lá saber o porquê (ou talvez não), divulga este evento no dia anterior à sua ocorrência.

O ICNF deve pensar que somos todos um bando de desocupados...

Fica o programa aqui e a nota de imprensa:

Parque Nacional Peneda-Gerês celebra 53 anos com dia aberto

Celebrações dos 53 anos do único Parque Nacional do país dia 8 de maio, a partir das 11h00, na Junta de Freguesia de Pitões das Júnias

A Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês promove, no próximo dia 8 de maio, um dia aberto para comemorar 53 anos de história, natureza e cultura, este ano em Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre, com um programa que inclui visitas guiadas ao Centro de Interpretação do Lobo-ibérico, à turfeira do Poço das Rãs e ao projeto de condução de carvalhal no Baldio de Covelães.

Criado em 1971 pelo Decreto n.º 187/71, com o propósito de garantir o planeamento, a conservação e a valorização das atividades humanas e dos seus recursos naturais, esta foi a primeira área protegida fundada em Portugal e a única com o estatuto de Parque Nacional.

Posteriormente, o seu reconhecimento como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO veio reforçar o seu valor e importância a nível internacional. Com aproximadamente 70 000 hectares de área, encerra um legado único que combina uma biodiversidade geodiversidade excecionais, e um património cultural pleno de tradições ancestrais.

Durante este dia, está ainda prevista a apresentação do projeto da Branda Científica de São Bento do Cando e a assinatura de um protocolo de cooperação para a investigação científica neste território – laboratório vivo e dinâmico de biodiversidade, de elevado interesse científico e conservacionista.

Este projeto configura uma importante plataforma de suporte à investigação científica de caráter internacional e interdisciplinar, focada na conservação e restauro da natureza e biodiversidade, bem como nas relações entre a natureza e a sociedade, nomeadamente na gestão dos recursos e serviços dos ecossistemas. No contexto de emergência climática e de perda de biodiversidade e geodiversidade, é fundamental potenciar o contributo da ciência e do conhecimento, não só na mitigação de impactes, como também no incremento de abordagens inovadoras ao desenvolvimento integrado, coeso e sustentável do território.

E porque celebrar este património é celebrar todos aqueles que ao longo do tempo têm contribuído para a sua preservação, manutenção e valorização, esta iniciativa pretende reforçar a articulação e cooperação ente todos os agentes do território, consolidando o sentimento de pertença e apropriação pela comunidade e, por conseguinte, o envolvimento de todos no objetivo maior de salvaguarda e proteção.

(...)

ICNF.7.MAIO.2024

Sem comentários: