O Pedro Cid partilhou comigo uma interessante imagem que nos mostra um exemplar do vestuário utilizado na Serra de Soajo do século XVIII-XIX.
Segundo as palavras do Pedro Cid, "o interesse é que não se conhecerá nenhuma imagem tão antiga relativa ao traje de outrora nas serranias da “Peneda-Gerês”. Acresce que o traço é excelente, ou não pertencesse a Domingos António Sequeira, (1768-1836), ilustre pintor e o nosso melhor desenhador.
O desenho guarda-se num álbum, propriedade da Casa de Bragança, que foi editado recentemente em fac-símile: AAVV, Álbum Sequeira: caderno de desenho de Domingos Sequeira , Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2021. [ BN, cota: BA 44070 V]
A série de tipos serranos inclui ainda outros três, igualmente valiosos (um deles feminino, por sinal ilustrado por moradora do outro lado da fronteira, em Lobios). Resta a dúvida se se estará perante vestuário do dia-a-dia ou não… Em todo o caso, um tópico importante para o estudo dos usos e costumes da zona, já que o vestuário (a par da casa e da alimentação) constitui factor essencial de sobrevivência numa região como a do Soajo."
1 comentário:
As descobertas sensacionais que o Pedro Cid sempre consegue descobrir em acervos bem dissimulados
Enviar um comentário