quarta-feira, 5 de julho de 2023

Segue os teus sonhos!

 


Conheci o Xavier há já muitos anos quando os blogues eram o meio de transmissão das nossas emoções na montanha. Lembro-me da nossa primeira caminhada e de muitas outras aventuras que se seguiram pelas serras geresianas.

Anos mais tarde, e com muita pena nossa, o Xavier, a Tixa e a Xara decidiram partir para outra aventura nas suas vidas que lhes abriu novos horizontes em picos mais elevados. A partir daqui, foi a conquista de novos espaços.

O espírito de montanha é (ou deverá ser) algo simples e cada um o define à sua maneira. Por vezes, temos a necessidade de o registar «em papel» em memórias escritas que se vão esvaindo. Foi destes registos, que nasceu "100 Sommets 3000".

Nas palavras do Xavier...

Numa altura em que se fala das filas na montanha proponho várias dezenas de itinerários em plena solitude no Valais.

Em 2013 após ter descoberto uma enorme paixão pelos grandes espaços, natureza bruta e pela solitude rapidamente percebi que o meu futuro não podia passar por continuar a viver em Portugal. 

Em 2014 deixo o fato é a gravata de bancário e lanço-me nas obras na Suíça, instalado no cantão das grandes montanhas (obviamente), o Valais, em 2015 lanço-me num projeto totalmente original, subir 100 montanhas com mais de 3000m em modo caminhada, sozinho (ou acompanhado pela esposa e/ou com o nosso cão alpino), sem utilizar nenhum material alpino e unicamente no cantão do Valais. 

Em 2021 atinjo o pico n.100 (hoje vou em 120).

Em 2022 faço um livro para mim, uma recordação dum projeto pessoal, rapidamente começo a notar interesse nesse projeto, em dezembro 2022 publiquei uma primeira edição de 500 exemplares, completamente esgotada em 2 meses.

Nos dias de hoje o livro existe em 3 línguas, inglês, francês, alemão, encontra-se à venda nas principais lojas de montanha do cantão, 65 lojas entre Genebra, Bern e Zermatt, o site 100sommets3000.ch encontra-se operacional para encomendas.

Segue os teus sonhos!

1 comentário:

Alpine disse...

Projeto muito interessante o dos 3.000 valaisanes do Xavier. Excelente!